Aconteceu em São Paulo, neste último final de semana, um dos maiores eventos da cultura sneaker da América Latina. Trata-se do Festival sneakerX, onde os visitantes puderam ver produtos exclusivos e edições limitadas, além de personalidades do esporte, da moda e da música. No primeiro dia (20), o evento contou com um talk sobre negócios e notícias do universo sneaker, que foi comandado pela rapper e comunicadora, Taya com participação do Salão Salum, Diego Ortiz, CEO do Grupo Afeet, jornalista e snekerhead e Paulo Mathias, jornalista e apresentador. Os convidados falaram sobre o fenômeno da cultura de consumo de sneakers no Brasil. Um dos destaques do festival foi o show da cantora Clau, que apresentou seus principais sucessos, entre eles: “Cigana”, “Pouca Pausa” e “Primeira Vez”.
Rodrigo Clemente, idealizador do Festival sneakerX, empresário e um dos maiores colecionadores de tênis, falou sobre o primeiro dia do evento: “O que nós fizemos hoje foi uma grande conexão entre diversas comunidades sneakerhead. O Brasil precisa de mais eventos voltados para os amantes dessa cultura e só assim vamos promover e incentivar a moda, entretenimento e arte”, afirmou.
Ainda no primeiro dia de evento, teve o segundo talk, onde abordou o tema moda e música, Anna Boogie, artista referência no ramo da moda, Tiago Borges, fashion business & sneakers e Francisco Espectro, influenciador e referência no universo hip-hop foram convidados para falar sobre o assunto. Os participantes comentaram como o estilo e a música caminham juntos, e afirmaram que um bom “pisante” dita a moda urbana e é fundamental ao escolher um look.
Após o bate papo, foi a vez do Tropkillaz movimentar a pista, cantando as músicas: “Bola Rebola”, “Vai Malandra” e “Todo Mundo Louco”. Ao fim do primeiro dia de evento, foram leiloados modelos raros de tênis, os colecionadores de plantão puderam dar lances e levar para casa coleções limitadas e o valor arrecadado foi para o Instituto Varejão que ajuda impactar a vida de crianças e adolescentes por meio do basquete.
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A área do evento reuniu vários expositores e contou com estande de customização, espaço para revenda e troca de tênis, quadra de basquete, pista de skate e praça de alimentação. O host do evento André Vasco abriu a programação do segundo dia (21), com o leilão de sneakers raros. Conhecido pelos sucessos ‘Envolvidão’, ‘Ela me faz’ e ‘Aurora Boreal’, o cantor Rael foi uma das atrações musicais que animaram os visitantes. Também subiram ao palco a rapper Drik Barbosa, Dj Kefing e BK, que encerrou o line up.
Os aficionados pela cultura sneaker puderam acompanhar um papo sobre ‘paixão e cultura’ com representantes de peso do movimento. O talk teve mediação de Vasco e contou com a participação de Igor Morais, CEO e fundador da loja Kings; a especialista em comunicação 360 e gerente de conteúdo para estratégia para influenciadores na Spark, Magali Lima; o sneakerhead e influenciador, Lucas Pig e o designer e basqueteiro Luiz Mariano.
Felipe Titto, que é um entusiasta do tema, marcou presença no último dia do festival. Para o público do local, ele reforçou que a cultura sneakerhead, vai muito além de possuir o modelo mais caro ou raro, mas sim fazer parte de um grupo que se expressa por meio da moda e que possui gostos em comum. “É gratificante ver uma paixão pessoal ganhar forma e se transformar em uma grande comunidade, que promove diversidade, cultura e negócios”, comentou Rodrigo Clemente.
E para os que perderam a primeira edição ou que ficaram com gostinho de quero mais, Rodrigo dá um recado: “A edição de 2024 já está confirmada!”.