A cidade de São Paulo completa 467 anos, e o Portal Pepper foi atrás de uma verdadeira relíquia da cidade que esta guardada no Museu de Arte Sacra, trata-se da primeira imagem do apóstolo Paulo, venerada na vila de São Paulo de Piratininga. A obra integra o acervo da Curia Metropolitana de São Paulo. A imagem com aspecto primitivo comum entre os séculos XVI e XVII é feita de barro cozido e policromado com mais de 400 anos.
“É de grande importância a preservação desta obra que tem grande significado para São Paulo, durante séculos os paulistas recorreram a sua proteção, rezando e agradecendo ao santo padroeiro da cidade, quer no altar do Pateo do Colégio ou na antiga matriz”, diz o conservador e restaurador João Rossi que também assina os trabalhos de restauro do Mosteiro de São Bento. O restaurador tem se dedicado muito a conservação do patrimônio artístico e histórico, executando importantes trabalhos para instituições religiosas, públicas e particulares.
Paulo, o Apóstolo servia de adorno no simples altar do Pateo do Colégio, região central da capital, passando pela primeira e segunda matriz da cidade, até ser guardado na sacristia da velha Sé Paulopolitana demolida em 1913. A importante peça de arte sacra foi então levada para o extinto Museu da Curia, ao qual deu origem ao Museu de Arte Sacra de São Paulo, em 1970. “Não tem muita dramaticidade na obra, mas é inegável seu valor histórico e artístico, símbolo da cidade, tenho orgulho em colaborar com a manutenção da memória, às vezes esquecida por muitos”, conclui Rossi.