MOSTRA NO IMS PAULISTA APRESENTA OBRAS RESTAURADAS EM HOMENAGEM A HECTOR BABENCO

NO HALL DO CINEMA, HAVERÁ UMA EXPOSIÇÃO COM DOCUMENTOS E MATERIAIS DA OBRA DO DIRETOR
}

22.09.2022

Getty Images / Divulgação

Nome fundamental do cinema nacional, falecido em 2016, o diretor Hector Babenco tem sua obra celebrada em uma nova mostra no IMS Paulista. Intitulada “Babenco em Cartaz”, a programação acontece de 22 de setembro a 9 de outubro e inclui seis longas-metragens, além de uma exposição no halldo cinema. Em novembro, segue para o Instituto Moreira Sales, no Rio de Janeiro. 

“EVANDRO CARLOS JARDIM: NEBLINA” EVIDENCIA A GRAVURA E A CIDADE DE SÃO PAULO NO INSTITUTO TOMIE OHTAKE

Realizada em parceria com o projeto Memória de Hector Babenco, da HB Filmes, a mostra marca a estreia da cópia restaurada em 4K de “Lúcio Flávio, o Passageiro da Agonia” (1977), filme estrelado por Reginaldo Faria, que foi recordista de bilheteria no ano de seu lançamento, com sucesso de crítica e público. Depois da exibição no IMS, a nova cópia será vista pela primeira vez no exterior em outubro, no Festival Lumière, em Lyon, França. 

“Lúcio Flávio, o Passageiro da Agonia” – 1977

No dia da abertura da mostra , haverá um debate em torno da restauração do longa-metragem, com Lauro Escorel, diretor de fotografia do filme, Myra Babenco, diretora da HB Filmes e filha do cineasta, e a restauradora Patrícia de Filippi. Também será abordada a atualidade do longa, que, em 1977, impactou a sociedade brasileira ao retratar a trajetória de Lúcio Flávio, conhecido por seus roubos a banco e fugas espetaculares, e sua perseguição pela polícia. Ao expor a brutalidade de um grupo criminoso da polícia brasileira conhecido como Esquadrão da Morte, o filme passou por censura e se tornou uma peça da história do cinema brasileiro. 

“O Rei da Noite” – 1975

Além de “Lúcio Flávio”, a mostra exibirá versões restauradas dos longas-metragens “O Rei da Noite” (1975), primeiro filme de ficção do diretor, que mostra a vida do jovem boêmio Tezinho, e “Pixote, a Lei do Mais Fraco” (1980), outro título consagrado do cineasta, que denuncia as más condições de vida de crianças em reformatórios. O restauro dos três longas foi fruto da iniciativa do projeto Memória de Hector Babenco, da HB Filmes. 

Segundo o curador de cinema do IMS, Kleber Mendonça Filho, são títulos fundamentais tanto para a conservação da história do cinema nacional quanto para a compreensão da sociedade brasileira. “Os retratos do Brasil filmados por Babenco nas últimas quatro décadas mostram que o país continua com as mesmas áreas inflamadas, e agora com sinais de retrocesso”, afirma o curador. 

Pixote, a Lei do Mais Fraco” – 1980

A programação incluirá ainda os filmes “Brincando nos Campos do Senhor” (1990), já do período internacional do diretor; “Meu Amigo Hindu” (2015), seu último filme, inspirado no seu processo de luta contra o câncer; e o documentário “Babenco – Alguém Tem Que Ouvir o Coração e Dizer: Parou” (2019), homenagem ao cineasta feita pela diretora e atriz Bárbara Paz

Durante o período da mostra, o halldo cinema apresentará uma exposição, com materiais históricos relacionados à produção e circulação dos filmes “Lúcio Flávio, o Passageiro da Agonia”“O Rei da Noite” e “Pixote, a Lei do Mais Fraco”. Serão exibidos roteiros, fotos, cadernos e cartazes, entre outros itens.

SERVIÇO

Mostra Babenco em Cartaz

Onde: IMS Paulista

Endereço: Avenida Paulista, 2424, Consolação – São Paulo

Quando: 22 de setembro a 9 de outubro

Horário: terça a domingo e feriado das 10h às 20h (exceto segunda-feira)

Quanto: R$ 10

Informações: (11) 2842-9120 ou através do site

Sua notícia no Pepper?

Entre em Contato

Siga o Pepper

Sobre o Portal Pepper

O Pepper é um portal dedicado exclusivamente ao entretenimento, trazendo ao internauta o que há de mais importante no segmento.

Diferente de outros sites do estilo, no Pepper você encontrará notícias sobre música, cinema, teatro, dança, lançamentos e várias reportagens especiais. Por isso, o Pepper é o portal de entretenimento mais diversificado do Brasil com colunistas gabaritados em cada editoria.