O estímulo de processos criativos tendo como foco principal a fotografia foi o fator principal para viabilizar o projeto “Registros da Inclusão”, realizado pelo Instituto Olga Kos (IOK) em parceria com o renomado fotógrafo e jornalista, Rogério Reis. O resultado deste trabalho poderá ser conferido em exposição no MIS (Museu da Imagem e do Som), em São Paulo, que será aberta no dia 1º de setembro. A entrada para o público é gratuita.
“THEODOR PREISING – UM OLHAR MODERNO, SÃO PAULO” REÚNE FOTOGRAFIAS RARAS E ICÔNICAS DA METRÓPOLE
Os admiradores da arte, especialmente da fotografia, terão a oportunidade de conferir trabalhos importantes de Rogério Reis, entre eles da série ‘Na Lona’, que serviu de inspiração para os ensaios fotográficos realizados com os participantes das oficinas do IOK. Ao todo, estarão expostas cerca de 26 fotografias no Espaço Expositivo Térreo do MIS, sendo 12 de trabalhos do artista (acervo que foi doado ao Instituto Olga Kos), e outros 14 desenvolvidos em oficinas inspiradas em trabalhos de Reis, realizadas com beneficiários da iniciativa.
“Esta ação proporcionou uma oportunidade incrível de os participantes das oficinas poderem vivenciar diferentes técnicas de fotografia inspiradas no trabalho de uma pessoa que é referência. E o resultado é algo instigante que poderá ser conferido na exposição”, disse a coordenadora do departamento de artes do IOK, Silvia Liz.
As oficinas foram ministradas por fotógrafos do IOK, que mergulharam nos trabalhos de Rogério Reis e desenvolveram diferentes temas e técnicas com os participantes. As atividades foram realizadas de forma presencial na Alternativa – Associação de Assistência ao Excepcional, no Brooklin, e também de maneira virtual com jovens e adultos com e sem deficiência, bem como pessoas em situação de vulnerabilidade social.
“Estou muito orgulhoso em participar desse projeto e impressionado com o desenvolvimento dos participantes”, disse Rogério Reis durante participação em uma das oficinas online. Na oportunidade, o profissional interagiu com os beneficiários e deu dicas gerais sobre fotografia. O projeto também contempla a publicação do livro “Olho Nu – Rogério Reis” editado e publicado pelo Instituto Olga Kos, que será lançado na exposição (R$ 100). O livro aborda de maneira muito rica a vida, obra e trajetória artística do fotógrafo com enfoque retrospectivo.
Além de dezenas de fotos, em preto e branco, o livro traz para o leitor uma conversa cheia de curiosidades do artista com alguns de seus amigos, realizada em dezembro de 2020. Integram a lista João Farkas (fotógrafo), Mayara Rodrigues (artista e professora), Eduardo Simões (fotógrafo), Rosental Alves (jornalista e professor), Ana Mauad (historiadora) e Maurício Lissovsky (historiador).
SERVIÇO
Exposição Registros da Inclusão – Rogério Reis
Onde: MIS – Museu da Imagem e do Som
Endereço: Avenida Europa, 158, Jardim Europa – SP
Quando: 1º a 15 de setembro
Horário: terça a sábado das 11h às 19h e domingo e feriado das 12h às 18h
Quanto: entrada gratuita
Informações: (11) 2117-4777