Eleito seis vezes o melhor jogador do mundo pela FIFA e recordista do prêmio Bola de Ouro, Lionel Messi soma 793 gols ao longo de seus 18 anos de carreira no futebol. O que pouca gente sabe é como se deu a trajetória do craque argentino nos bastidores. É isso que o jornalista esportivo Ariel Senosiain revela na biografia “Messi, O Gênio Completo”, publicada no Brasil pela Editora Hábito.
NETSHOES LANÇA MÚSICA PARA COPA DO MUNDO E APOSTA NA VISIBILIDADE DO FUTEBOL FEMININO
Ao compartilhar investigações jornalísticas, dados e análises das jogadas de Messi – desde expulsão até cobranças de pênaltis lendários, Senosiain apresenta ao leitor 68 entrevistas com personalidades próximas ao capitão do time argentino. Entre elas, três conversas inéditas que ninguém mais conseguiu: o relato do próprio pai do jogador, Jorge Horacio Messi, o treinador Alejandro Sabella e o ex-presidente da FIFA, Sepp Blatter.
Com uma narrativa fiel, detalhada e atualizada de toda a jornada do atacante, os 12 capítulos que compõem o livro são apresentados em ordem cronológica. Entre eles, a descoberta do talento na adolescência, a mudança de país para a Espanha, a convocação para grandes times como Barcelona e Paris Saint-Germain, como se tornou capitão da Seleção Argentina e os prêmios recebidos ao logo da carreira até chegar à posição que Lionel está hoje.
Publicado originalmente em espanhol como “Messi, El Genio Incompleto”, o livro ganhou edição atualizada e chega às livrarias como “Messi, O Gênio Completo”, após o futebolista conquistar o título da Copa América em julho de 2021 contra o Brasil. A obra é um presente aos fãs do Messi e a todos aqueles que desejam compreender como um dos maiores jogadores da atualidade utilizou o talento dentro e fora dos campos até receber o título de gênio completo.
“Messi, o gênio completo é, ao final de contas, o mais puro retrato de um garoto que sofreu muito mais do que o necessário. Que possivelmente por sofrer o que sofreu conseguiu ser quem foi: porque não suportava a dor da derrota e, então, para sofrer um pouco menos, teve que ser muito mais que todos”. (Messi, O Gênio Completo, p.10). 256 páginas, R$ 64,90.