Marius Sperlich traz “Naked Truth” na Gabriel Wickbold Gallery

Fotógrafo alemão com sua crítica afiada apresenta primeira exposição em 14 de fevereiro
}

12.02.2019

Marius Sperlich

Conhecido por sua fotografia macro, o fotógrafo alemão Marius Sperlich ironiza os conflitos de uma sociedade obcecada pelas redes sociais, em especial o Instagram, palco de uma luta cultural diária entre conservadores e liberais.

Com um viés irônico e um olhar divertido, Sperlich consegue debochar do Deus algoritmo ao mesmo tempo que deixa espaço para o espectador projetar suas próprias emoções e experiências nas obras de arte instagramáveis que sai dos posts e ganha as telas na mesma proporção: quadradas.

Nascido em Hamburgo, Marius começou a fazer imagens desconfortavelmente próximas ao se mudar para Berlim em 2016, onde um quarto apertado e a falta de um estúdio próprio o levaram a trabalhar em um porão minúsculo. Lá, descobriu as virtudes de fotografar objetos a uma curta distância e especializou-se em close-ups. “Eu sempre fui fascinado pelo corpo humano, então comecei a me aproximar”, diz ele sobre sua macrofotografia.

Ao aumentar o zoom sobre seu trabalho, o artista alemão de 27 anos – que também é designer, diretor de cinema e músico – glorifica e destaca o corpo feminino, sem objetificar a mulher. Este é um aspecto que o fotógrafo tem extremo cuidado, trabalhando à exaustão suas ideias com sua parceira, a maquiadora Joanna Bacas. Cada foto pode levar até seis horas para ser produzida e fotografada.

expo Naked Truth

“Eu sei que muitas pessoas se sentem desconfortáveis com essas fotos, mas é bom se sentir desconfortável às vezes. Meu trabalho não é sobre provocação. É sobre ver as coisas de uma maneira nova”. Assim nasceu sua mais famosa série, na qual os lábios femininos brincam com miniaturas de pessoas em situações cotidianas e objetos estranhos e inusitados, como pílulas, comida, fósforos e até vidro.

Sua fotografia visceral conquistou mais de 300 mil seguidores no Instagram e a admiração de celebridades como Katy Perry e Madonna que repostaram suas fotos.

exposição Naked Truth

Recentemente, Marius tornou-se o responsável pela primeira capa artística da história da revista Playboy americana, criada para celebrar o 65º aniversário da publicação, uma edição que reúne líderes cujas vozes representam a batalha em curso para preservar a liberdade de expressão nos EUA, como Sam Harris, Roxane Gay, Ezra Miller, Maya Angelou, entre outros.

O alemão, que acabou de participar da CONTEXT Art Miami durante a Art Basel Miami – na qual vendeu todas as obras expostas e causou comoção junto a seus fãs –, sempre fará o espectador parar em meio a um bombardeio de estímulos para considerar o lado artístico, a construção da imagem e o corte proposto. Se a obra te excitar ou te deixar desconfortável, vai depender de você.

SERVIÇO
Exposição Naked Truth de Marius Sperlich
Onde: Galeria Gabriel Wickbold
Endereço: Rua Lourenço de Almeida, 167, Vila Nova Conceição – São Paulo
Quando: 14 de fevereiro a 20 de março
Horário: segunda a sexta das 10h às 18h – sábados das 11h às 17h
Quanto: gratuito
Acessibilidade

Sua notícia no Pepper?

Entre em Contato

Siga o Pepper

Sobre o Portal Pepper

O Pepper é um portal dedicado exclusivamente ao entretenimento, trazendo ao internauta o que há de mais importante no segmento.

Diferente de outros sites do estilo, no Pepper você encontrará notícias sobre música, cinema, teatro, dança, lançamentos e várias reportagens especiais. Por isso, o Pepper é o portal de entretenimento mais diversificado do Brasil com colunistas gabaritados em cada editoria.