Para comemorar os 15 anos de carreira, a banda Maneva apresenta uma nova viagem musical em “Caleidoscópico” – o 11º álbum da banda. Desta vez, os músicos recorreram ao neologismo para dar nome à celebração tão especial. O disco é um convite ao público para uma nova forma de olhar para si e para o mundo, enxergar cores e sentir o novo, de novo.
Mais que um registro, “Caleidoscópico” chega para quebrar os padrões musicais e popularizar o reggae. Para isso, os músicos estarão acompanhados por Hariel, Cynthia Luz e Di Ferrero. “O reggae é para todos. Ele precisa ser difundido, misturado e distribuído. Uma das mensagens é a união. É exatamente isso que queremos passar, convidando representantes de diferentes segmentos para propor uma única missão: a equidade”, diz o vocalista Tales de Polli.
Produzido em meio à pandemia pelo premiado Daniel Ganjaman, “Caleidoscópico” traz cor e alegria para o cenário preto e branco. Retrata de forma simples e leve situações do cotidiano, descomplicando a música, mas mantendo o grande peso da poesia e melodia em letras cheias de alma e verdade – uma das principais características da banda. “Vivemos para a música, da música e pela música. Esse é o nosso segredo. Passamos muito tempo escrevendo e desenhando o álbum, sempre com muito cuidado com os temas, produção, melodias e palavras. Assim nasceu ‘Caleidoscópico’, um trabalho pensado para levar alegria e felicidade aos nossos fãs”, explica Tales.
O álbum mais “solar” da carreira da banda – assim definido pelos integrantes – traz 12 faixas inéditas e autorais. A forte influência do reggaeton e o flerte com o eletrônico deixou as canções ainda mais dançantes. Uma das particularidades de “Caleidoscópico” é que todos os integrantes do Maneva participaram do processo de composição e mantiveram antigas parcerias de sucesso nas letras, como Deko e Gabriel Elias.
Para compor o álbum, o público terá que montar o quebra-cabeça, dividido em quatro EP’s, com três músicas cada. No primeiro, estão no repertório as faixas “Desejos”, “Estrelas do Céu” e “Banco de Areia” – esta última com a participação de MC Hariel.
O feat. inusitado também é uma das propostas do álbum, ou seja, revelar misturas e formas musicais entre artistas que trazem bagagens e inspirações totalmente diferentes. “É uma honra estar nesse projeto com o MANEVA, uma banda que sempre fui fã, escutei entre um show e outro viajando pelo Brasil. Aceitei o convite de primeira, sem pensar duas vezes”, diz Hariel.
“Banco de Areia”, que também estará nas rádios em todo Brasil, ganhou um videoclipe, assinado por Rodrigo Rossi. Assista: