O maestro e pianista João Carlos Martins e a Bachiana Filarmônica Sesi-SP voltam ao palco do Teatro Gazeta, em São Paulo, no dia 7 de maio, para um concerto híbrido – presencial, com entrada gratuita e online. O concerto, viabilizado através dos mecanismos do Programa Nacional de Apoio à Cultura começa com uma das peças mais conhecidas de Johann Sebastian Bach, “Jesus, alegria dos homens”, coral final da cantata Herz und Mund und Tat und Leben (Coração e Boca e Ações e Vida, em tradução livre), composta no ano de 1716, em Leipzig, Alemanha.
A canção Smiles, tema do filme Tempos Modernos composto por Charles Chaplin em 1936, e o primeiro movimento da Sinfonia nº 40, Molto Allegro, de Wolfgang Amadeus Mozart, dão sequência ao concerto. César Guerra-Peixe, compositor apontado como um dos maiores brasileiros do século 20, conhecido por sua obra erudita com forte apelo popular e com origem semelhante à de Martins – ambos são filhos caçulas de portugueses, foram incentivados na carreira por seus pais e iniciaram na música aos sete anos – será lembrado em Mourão, seu trabalho mais famoso, com origem clássica, mas com grande influência popular, inspirado no som das rabecas do folclore nordestino.
O maestro convida então o tenor Jean William para os solos em Parla piu piano, tema de O Poderoso Chefão, composto pelo mago das trilhas, Nino Rota; Con Te Partiro, de Francesco Sartori com letra de Frank Peterson, canção popularizada no Brasil na novela Torre de Babel (1999); e a ária mais conhecida do compositor Giácomo Puccini, Nessun Dorma, do último ato da ópera Turandot.
O concerto termina com o pianista João Carlos Martins em uma das mais conhecidas composições de Astor Piazzolla, Libertango, um “tango nuevo”, estilo criado pelo próprio Piazzolla, e Playing Love, composta por Ennio Morricone para a trilha do longa de Giuseppe Tornatore, A Lenda do Mar.
RODRIGO ALARCON, ANA MULLER E MARIANA FROES REFLETEM SOBRE A VIDA NO SINGLE “PASSAGEIRO”
Os ingressos gratuitos para o concerto presencial no Teatro Gazeta devem ser retirados com antecedência no site do teatro, que segue todos os protocolos instituídos pelo Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde – capacidade reduzida, distanciamento entre os assentos e uso de máscara durante a permanência no teatro. A live, transmitida nos canais do maestro, contará com intérprete de libras e serviço de áudio descrição.
SERVIÇO
Concerto João Carlos Martins e Bachiana Filarmônica Sesi-SP
Onde: Teatro Gazeta
Endereço: Avenida Paulista, 900, São Paulo
Quando: 7 de maio
Horário: 18h
Quanto: entrada gratuita
A live pode ser assistida através do Facebook ou Youtube
Classificação etária: 15 anos
Informações: (11) 3253-4102
Duração: 80 minutos
Retirada dos ingressos: Através do site do Teatro Gazeta ou Bilheteria de terça a domingo, das 14h até o inicio do último espetáculo