Crônicas e poesias. Esses são os dois gêneros que a autora Lya Luft, uma das escritoras mais influentes da literatura brasileira atual, sempre apostava para falar com o leitor sobre as angústias e dilemas existenciais da vida humana. Ora inspirada, ora até áspera, Lya utilizava as palavras para retratar as contradições da vida e buscava despertar nas pessoas a reflexão através de cada texto que escrevia.
Entre as principais obras da escritora que teve uma trajetória de trinta anos na literatura estão ‘A Riqueza do Mundo’ e ‘Múltipla Escolha’, ambos publicados pela editora Record.
No livro ‘A Riqueza do Mundo’, Lya trata sobre as conquistas que a humanidade teve nas últimas décadas, que vão desde o aspecto natural, intelectual ou artístico, afetivo, e até econômico. Por outro lado e mesmo com tanto avanço, a literata destaca o contraponto como a contínua desigualdade, a miséria e o desperdício. A obra também fala sobre a arte, ciência, política, moralismo e moralidade, além de outros temas em discussão na sociedade atual.
Já em ‘Múltipla Escolha’, a dúvida e frustração são duas palavras que inspiram as 192 páginas da obra. A escritora fala sobre as tarefas que são impostas, da autocobrança e do fracasso. Lya demonstra através das palavras como é difícil aceitar os próprios erros em um ambiente perfeito onde as pessoas sempre buscam um ideal. A escritora gaúcha faleceu aos 83 anos, no último dia 30 de dezembro de 2021, decorrente a um melanoma, um tipo de câncer de pele já com metástase.
Esses dois livros da autora estão disponíveis em ebook na área premium do Skeelo Ebooks, aplicativo disponível para download nas lojas Apple Store e Google Play.