Em constante evolução tecnológica, há 13 anos no Brasil, a Casio, líder na fabricação mundial de produtos eletrônicos, anuncia ao mercado brasileiro seu mais novo lançamento, o teclado Casiotone CT-S1000V. Trata-se de uma inovação que redefine o conceito de teclado tradicional, revolucionando a maneira como o instrumento é tocado.
CLÉMENT LACOUR, LÍDER DE PROJETOS DA PUMA EXALTA NEYMAR JR. – “IMPACTO MUITO POSITIVO”
Afinal, o que o lançamento do novo teclado, que aconteceu na última semana em São Paulo, simboliza para o setor musical? “A contribuição para o mercado musical através da expansão de horizontes na forma de fazer música, graças a inovação da tecnologia como o recurso exclusivo da Casio, chamado Vocal Synthesis”, explica Samuel Cimirro, diretor executivo da Casio.
O evento contou com André Vasco como mestre de cerimônia e com apresentações de peso de músicos como Sérgio Britto, do Titãs; Robledo Silva, do Capital Inicial; Orlan Charles, tecladista da dupla Edson e Hudson; Billy Forghieri, da Banda Blitz; e Paulinho Vaz, da Banda Supercombo, além de uma programação cheia de surpresas com mais outros 20 artistas endorsers da Casio.
O CT-S1000V conta com a exclusiva tecnologia de fonte de som Vocal Synthesis da Casio, que permite aos músicos irem além da apresentação convencional, abrindo novas possibilidades criativas e oferecendo ainda mais liberdade para fomentar a expressão musical.
O instrumento não é um sintetizador ou teclado convencional, nem um simples dispositivo de produção, pois entra em um território totalmente novo e torna possível criar letras usando um celular ou tablet, e depois reproduzi-las musicalmente usando as teclas. Desta forma, os criadores podem falar ou digitar suas letras no aplicativo Lyric Creator, gratuito para Android e iOS, e exportá-las para o teclado.
Para músicos que tocam o instrumento, mas não têm uma ótima voz para cantar, o mais recente teclado digital da Casio permite acrescentar vocais à apresentação de forma totalmente intuitiva, como se uma pessoa mesmo estivesse cantando.
À medida que o teclado é tocado, as palavras da letra são cantadas na sequência para criar uma linha vocal. Sem se limitar a uma melodia específica, é possível se inspirar e experimentar ideias musicais diferentes. O CT-S1000V permite ainda alterar o timbre de voz, e adicionar e ajustar efeitos em tempo real enquanto toca. Mais do que apenas outra fonte de som, o lançamento é realmente um instrumento musical com possibilidades musicais inovadoras.
Para o segundo semestre, a empresa aposta em novas estratégias de marketing com especialistas do setor musical – “Fazer a informação de nossos produtos chegar aos nossos clientes, através da formação da opinião de músicos renomados de diversos âmbitos musicais”, diz Cimirro.
O CT-S1000V vem com 100 letras já pré-integradas, mas a diversão real acontece ao criar e salvar as próprias letras no aplicativo da Casio. São 22 timbres vocais pré-definidos, cada um com sua própria personalidade característica. Cada tom de voz pode ser manipulado com controles no painel frontal de acordo com idade, gênero, vibrato e muito mais.
“Tenho 40 anos de relação com a Casio, meu reencontro foi com o piano Celviano Grand Hybrid, com um som de piano maravilhoso que me acompanha nos meus shows com o Titãs e nos shows solo”, comenta Sérgio Britto, músico e criador da banda Titãs.
A Casio tem como filosofia a satisfação em criar músicas e compartilhá-las com o mundo, e desde 1980 inova para entregar o que há de mais avançado em instrumentos musicais. Seu primeiro lançamento foi o Casiotone 201 (CT-201), um teclado eletrônico inspirado na ideia de disponibilizar aos músicos uma orquestra ao seu alcance.
Ao longo da década de 80, a companhia seguiu inovando e lançou mais de 15 novos instrumentos musicais, incluindo bateria, sax, guitarra, e, claro, novos teclados. O Casiotone MT-40 foi um modelo famoso pelo padrão rítmico “Steng Teng” que revolucionou o mundo do reggae. Já o Casiotone 701 (CT-701) foi o primeiro teclado eletrônico do mundo a incluir a função de guia da melodia.
A partir dos anos 90, a marca se consolidou como referência em teclados e pianos digitais, lançando mais de 20 novos produtos ao longo desses anos, até chegar à atualidade com a nova geração do Casiotone, que é descendente de um DNA compartilhado.
A Casio Brasil opera como subsidiária de vendas da Casio Computer Co., um dos líderes na fabricação mundial de produtos eletrônicos ao consumidor e de soluções de equipamentos empresariais. Desde sua fundação, em 1957, a marca vem trabalhando para manter o princípio de “criatividade e contribuição” da corporação, lançando produtos inovadores e buscando sempre atender às necessidades dos consumidores.