JOÃO NAS NUVENS MOSTRA UM RECORTE SENSÍVEL PELA POESIA DA VIDA E DA MÚSICA NO EP “O QUE VOCÊ VÊ NAS NUVENS?”

O PROJETO É UMA MISTURA DE MPB, FOLK E INDIE COM RAÍZES FINCADAS NA RELAÇÃO DO ARTISTA COM A POESIA
}

24.07.2023

Rodrigo Grau / Rafael Panegali

Reunindo canções compostas entre 2018 e 2023, João Alberto Lajús, o João nas Nuvens, lança seu primeiro EP, “O Que Você Vê Nas Nuvens?”, marcado por dois momentos significativos: sua reconexão com a música após sete anos em hiato, e o período pandêmico sob governo Bolsonaro. Uma mistura de MPB, folk e indie com raízes fincadas na relação do artista com a poesia, a obra formada por seis faixas trata de solidão, de amor e de um futuro possível.

INSPIRADO NA OBRA DO ESCRITOR EDUARDO GALEANO, JOÃO NAS NUVENS LANÇA CLIPE DE “UTOPIA” COM LAURA TEREZA

Entre as participações especiais estão as cantoras e compositoras Laura Tereza e Amanda Cadore, nomes emergentes da cena catarinense. Os caminhos durante a formação em medicina mantiveram João longe da música. “Recuperar essas sensações e sentimentos indispensáveis na minha vida que são compor e tocar foi algo que reacendeu uma chama por aqui”, conta o músico que se divide entre a arte e a cardiologia.

A canção que marca este reencontro é a faixa três do álbum, “Alto Lá”, composta em 2018. A partir daí, a relação apenas se estreitou. Ao término da formação, retornou a Chapecó, sua cidade natal, para focar nas gravações do disco. Mas os planos foram interrompidos pela pandemia de Covid-19, que levou João à linha de frente das UTIs. Entre o caos e a incerteza do que seria o futuro, João nas Nuvens seguiu compondo.

A colaboração com Amanda Cadore que resultou na faixa “Fluir” surgiu a partir de uma videochamada. “Essa participação foi bem especial para mim. Fluir foi uma canção que compus durante a pandemia e que não conseguia finalizar, principalmente o refrão. Através das redes sociais, a Amanda lançou um convite para artistas que quisessem compor à distância. Foi o que fizemos, e ela resolveu em poucos minutos a questão do refrão. Nos conhecemos pessoalmente somente na gravação da música, em 2023. Foi uma troca muito enriquecedora”, divide.

A arte é assinada pelo ilustrador Rafael Panegali“A ideia por trás da capa foi criar um cenário com elementos que remetem a várias referências. O ambiente criado é um que acaba de ser abandonado por um casal. Há o vinho derramado, os casacos pendurados, o violão em um canto, o céu aberto no topo da sala e o castelo nas nuvens. Nós buscamos uma proposta onírica”, conta João, que também explorou esse conceito no videoclipe de “Utopia”, feat. com Laura Tereza.

O show de lançamento do EP será no Teatro do Sesc Chapecó, dia 11 de agosto, a partir das 19h30, com entrada gratuita. “A ideia é reunir todo o pessoal que participou das gravações, inclusive os feats da Laura Tereza e da Amanda Cadore, mas ainda não saberemos se será possível. A banda será completa com bateria, baixo, teclado, sax e trompete, além de dois violinos, viola d’ arco e violoncelo. Já o repertório será o EP e mais outras canções autorais: algumas já lançadas, outras que virão”, comenta João. Ouça na íntegra:

Sua notícia no Pepper?

Entre em Contato

Siga o Pepper

Sobre o Portal Pepper

O Pepper é um portal dedicado exclusivamente ao entretenimento, trazendo ao internauta o que há de mais importante no segmento.

Diferente de outros sites do estilo, no Pepper você encontrará notícias sobre música, cinema, teatro, dança, lançamentos e várias reportagens especiais. Por isso, o Pepper é o portal de entretenimento mais diversificado do Brasil com colunistas gabaritados em cada editoria.