JOANA CASTANHEIRA E PAULO NOVAES EXPLORAM INFLUÊNCIAS LATINAS E DO POP NO SINGLE “FERIDA ABERTA”

O SINGLE INICIA UMA SÉRIE DE LANÇAMENTOS DA CANTORA QUE ANTECIPAM SEU TERCEIRO ÁLBUM
}

22.06.2023

Tainá Bernard

Brasileiríssima, com um tiquinho de Almodóvar, essa é “Ferida Aberta”, a mais nova canção de Joana Castanheira, cantora que ficou conhecida nacionalmente após participação no The Voice (2016). Em parceria com Paulo Novaes, ganhador do Grammy Latino, a artista catarinense explora influências latinas e do pop em uma sonoridade envolvente, que te empurra para esquecer as próprias dores e seguir em frente.

“O SHOW DE HOJE FOI UM DOS MAIS ESPECIAIS DA VIDA”, DIZ PAULO NOVAES SOBRE SUA APRESENTAÇÃO NO FESTIVAL PEPPER MUSIC

A amizade entre Joana e Paulo Novaes surgiu de um algoritmo: a cantora descobriu a música “Perdoa” (2016), do cantor, por meio do “Descobertas da Semana”, no Spotify, há alguns anos. Depois de ouvir a canção por semanas, ela decidiu segui-lo no Instagram e com o tempo, viraram amigos. Em 2018, Joana se mudou para o Rio e estava produzindo canções com o Pedro Altério (5 a Seco) e foi assim que decidiram escolher uma música de Paulo Novaes para se tornar um dos singles da artista. 

“Escolhemos uma música do Paulinho, que eu acabei dando o nome de “Travo”. Mais tarde, o Paulinho gravou essa música com Anavitória no disco dele e ficou lindíssima. Ele é um artista muito sensível e, mesmo se ele não fosse entrar como participação nesse disco, eu queria que ele entrasse como compositor porque eu realmente o acho um cara muito diferenciado”, elogia Joana Castanheira. A cantora quis reunir em seu novo disco, “Desapreço”, que será lançado ainda neste semestre, músicas que unissem a latinidade e a importância que o álbum tem para esta fase em sua vida. 

“Neste novo disco escolhi duas músicas dele pra entrarem e uma delas é ‘Ferida Aberta’, que tem alguma coisa meio latina na melodia que tem a ver com a linguagem do álbum. Esse trabalho é muito visceral, intenso, não é à toa que a identidade visual é vermelha. Essa canção traz essa profundidade no nome, sabe? Eu gosto também dessa coisa que a música traz de uma relação que ficou mal resolvida, que é um tema bem recorrente nesse disco, alguém que passa e vira a cara e deixa aquela ferida aberta até nunca mais”, complementa Joana

Misturando referências do jazz latino, fado e da música espanhola, a canção inicia o processo de lançamentos de seu terceiro disco, “Desapreço”, que é considerado pela artista o “disco da vida”“É o disco que eu sempre quis fazer, que tem as músicas que eu sempre quis cantar e que me representam como intérprete. Porque eu sou algumas coisas, compositora, atriz, bailarina e figurinista. Mas de todas as coisas que eu sou, eu sou cantora, sabe? Eu sou cantora-intérprete. Ele representa uma Joana mais madura, ele me representa muito, na verdade. Encontrei o que eu quero fazer musicalmente com esse disco”, avalia. 

A ideia do disco teve início, ainda que indiretamente, em 2019, com o diretor musical João Peters, apresentando uma música que tinha composto e pedindo Joana para contribuir com a letra. Essa primeira canção é “Desapreço”, que se tornou a faixa-título do álbum. Neste meio tempo, houve o lançamento de um EP, um disco ao vivo, um disco de covers e uma série de shows em que as músicas autorais começaram a ser testadas no público, que respondia positivamente. Foi somente em 2022 que a vontade de gravar retornou, e assim o terceiro disco de Joana Castanheira começou a sair do papel. 

Entre as referências musicais de Joana Castanheira estão nomes como as cantoras Elis Regina e Maria Creuza, além da portuguesa, Carminho. Sua admiração por Elis tornou-se a inspiração para um show especial com canções da “Pimentinha”, que passou por diversas casas de espetáculo em Santa Catarina. “Acho que ela é a principal referência, mesmo que musicalmente sejamos diferentes. Esse trabalho é um jazz latino e ele tem uma coisa dessas cantoras de rádio, sabe? Outra referência também é o disco ‘Carminho Canta Tom Jobim’, que traz a influência do fado”, destaca JoanaAperte o play:

Sua notícia no Pepper?

Entre em Contato

Siga o Pepper

Sobre o Portal Pepper

O Pepper é um portal dedicado exclusivamente ao entretenimento, trazendo ao internauta o que há de mais importante no segmento.

Diferente de outros sites do estilo, no Pepper você encontrará notícias sobre música, cinema, teatro, dança, lançamentos e várias reportagens especiais. Por isso, o Pepper é o portal de entretenimento mais diversificado do Brasil com colunistas gabaritados em cada editoria.