Nos dias 7 e 8 de fevereiro, o IMS Paulista exibe, em cópia 35mm, “Tormenta”, filme silencioso lançado em 1931 em Belo Horizonte, com direção de Arthur Serra. As duas sessões contarão com trilha sonora ao vivo concebida por dois artistas de grande atuação na cena musical: a cantora, compositora e instrumentista Juliana Perdigão (clarinete, clarone e efeitos), e o músico, produtor e artista visual Craca (eletrônicos e baixo acústico).
“O CINEMA DE TIM BURTON” INVADE O CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL EM SÃO PAULO
Passado em uma vila pacata, o filme é protagonizado por Daniel, um homem amargo que almeja se vingar pelo assassinato de seu pai, o compositor Jacques. Ao longo da narrativa, vários crimes acontecem, enquanto Daniel se apaixona pela jovem Lúcia.
As exibições de “Tormenta” integram a programação da mostra “Moderna Pelo Avesso: Fotografia e Cidade, Brasil, 1890-1930”, em cartaz no IMS Paulista até 26 de fevereiro. Com entrada gratuita, a exposição apresenta a produção fotográfica realizada em algumas das principais capitais do país – Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife e Belém – durante a Primeira República, de 1889 a 1930.
A mostra documenta reformas urbanas radicais que aconteceram no período, abordando as tensões e contradições desses processos, que alteraram as paisagens e as formas de habitar e circular nas cidades. Com curadoria de Heloisa Espada e assistência de Beatriz Matuck, a seleção também trata da expansão da fotografia e do cinema nesse momento, como parte da cultura urbana de massas, em grandes espetáculos para entreter a população.
SERVIÇO
Exibição do filme “Tormenta”
Onde: IMS Paulista
Endereço: Avenida Paulista, 2424, Consolação – São Paulo
Quando: 7 e 8 de fevereiro
Horário: 20h
Quanto: R$ 20 (inteira) R$ 10 (meia)
Informações: através do site