Ao menos no que diz respeito às premiações cinematográficas, janeiro será um mês intenso em Hollywood. Com a antecipação da entrega do Oscar para o início de fevereiro (9), anunciada pela Academia de Cinema norte-americana ainda em 2018, quase todos os prêmios anuais mais importantes da indústria cinematográfica também adiantaram suas datas, comprimindo em apenas cinco semanas o que até então se dava em quase o dobro desse tempo (confira calendário mais abaixo).
Como nos últimos anos, já neste primeiro domingo de janeiro (5) acontece o Globo de Ouro. Entregue desde 1944 pela Associação dos Correspondentes Estrangeiros de Hollywood (HFPA, na sigla em inglês), a premiação mais tradicional dentre as que precedem o Oscar chega a sua 77ª edição. Pela quinta vez, o anfitrião da noite será o comediante britânico Ricky Gervais, que esteve à frente da cerimônia entre 2010 e 2012, voltando a apresentá-la em 2016. Com início previsto para 22 horas, a transmissão para o Brasil é exclusiva do canal a cabo TNT.
Ricky Gervais
Por muito tempo, o Globo de Ouro foi o principal indicativo sobre o que aconteceria, semanas depois, na noite do Oscar. Ao longo das décadas, contudo, foram surgindo mais premiações que se tornaram termômetros tanto ou mais importantes, especialmente as dos sindicatos (diretores, roteiristas, atores, produtores, entre outros), pois muitos de seus membros pertencem, também, à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, aptos, portanto, a votar nos indicados ao Oscar. No Globo de Ouro, os vencedores são determinados pela escolha de cerca de 80 jornalistas de todo o mundo, residentes na Califórnia – entre eles a brasileira Ana Maria Bahiana.
Ainda assim, a cerimônia deste domingo começa a responder algumas dúvidas sobre os principais duelos que já se desenham nesta temporada. Confira o panorama das principais disputas:
FILME DRAMÁTICO: a HFPA divide a categoria de melhor filme entre dramas e comédias. Com ‘Parasita’ de fora, ‘O Irlandês’, de Martin Scorsese, é o grande favorito. Seu principal adversário é ‘História de um Casamento’ (Noah Baumbach), maior indicado da noite, disputando seis categorias. A seleção é boa, trazendo ainda ‘1917’ (Sam Mendes), ‘Coringa’ (Todd Phillips) e ‘Dois Papas’, do brasileiro Fernando Meirelles.
O Irlandês
COMÉDIA ou MUSICAL: caminho aberto para ‘Era Uma Vez em… Hollywood’, de Quentin Tarantino. O elogiado ‘Entre Facas e Segredos’ (Ryan Johnson) pode surpreender. ‘Jojo Rabbit’ (Taika Waititi), ‘Meu Nome é Dolemite’ (Craig Brewer) e ‘Rocketman’ (Dexter Fletcher) são os outros concorrentes.
Era Uma Vez Em Hollywood
FILME ESTRANGEIRO: o sul-coreano ‘Parasita’, de Bong Joon Ho, é o grande favorito. Disputa com o espanhol ‘Dor e Glória’ (Pedro Almodóvar), os franceses ‘Os Miseráveis’ (Ladj Ly) e ‘Retrato de Uma Jovem em Chamas’ (Céline Sciamma), além de ‘The Farewell’ (Lulu Wang), produção norte-americana falada em chinês.
Parasita
DIREÇÃO: Scorsese (‘O Irlandês’) parecia favorito absoluto, até o sul-coreano Bong Joon Ho (‘Parasita’) levar a maioria dos prêmios da crítica norte-americana, esquentando a disputa. Concorrem, também, Quentin Tarantino (‘Era Uma Vez…’), Sam Mendes (‘1917’) e Todd Phillips (‘Coringa’).
Bong Joon Ho
ATRIZ em FILME DRAMÁTICO: também dividida entre drama e comédia, embora as principais concorrentes do ano estejam todas nesta categoria, umas das mais disputadas da temporada! Renée Zellweger (por ‘Judy: Muito Além do Arco-Íris’) foi a primeira a despontar como favorita. Os prêmios da crítica americana, no entanto, colocaram Lupita Nyong’o (‘Nós’) fortemente no páreo, ainda que esnobada pelo Globo de Ouro. Enquanto o nome de Scarlett Johansson (‘História de um Casamento’) vem crescendo nas últimas semanas. Charlize Theron (‘O Escândalo’), Cynthia Erivo (‘Harriet’) e Saoirse Ronan (‘Adoráveis Mulheres’) são as outras indicadas.
Renée Zellweger
ATOR em FILME DRAMÁTICO: outro grande embate da temporada. Joaquin Phoenix surgiu como imbatível após a estreia de ‘Coringa’, mas Adam Driver (‘História de um Casamento’) vem dominando os prêmios da crítica, passando a dividir o favoritismo com Phoenix. O espanhol Antonio Banderas, excelente em ‘Dor e Glória’, Christian Bale (‘Ford vs. Ferrari’) e Jonathan Pryce (‘Dois Papas’) completam a disputa.
Joaquin Phoenix
ATRIZ COADJUVANTE: mais um duelo promissor. Laura Dern (‘História de um Casamento’) saiu na frente nesta corrida, mas tem visto Jennifer Lopez, incrível em ‘As Golpistas’, crescer no retrovisor. Disputam com Annette Bening (‘O Relatório), Kathy Bates (‘O Caso Richard Jewell’) e Margot Robbie (‘O Escândalo’).
Laura Dern
ATOR COADJUVANTE: após inúmeros prêmios da crítica, Brad Pitt (‘Era Uma Vez…’) é o grande favorito, mas uma vitória de Joe Pesci ou Al Pacino, monstruosos em ‘O Irlandês’, não surpreenderá. Seus concorrentes são Anthony Hopkins (‘Dois Papas’) e o homenageado da noite, Tom Hanks (‘Um Lindo Dia na Vizinhança’), que terá a carreira reconhecida com o troféu Cecil B. deMille, entregue anualmente pela organização desde 1952.
Brad Pitt
Conheça todos os indicados das 14 categorias voltadas ao cinema, e das 11 dedicadas à séries e produções televisivas, no site oficial do prêmio.
RUMO AO OSCAR – veja os principais eventos que precedem a grande noite de gala da indústria cinematográfica:
● 5 de janeiro: 77º Globo de Ouro
● 12 de janeiro: 25º Critics Choice Awards (associação de críticos dos EUA e Canadá)
● 13 de janeiro: anúncio dos indicados ao Oscar 2020
● 18 de janeiro: 31º PGA Awards (prêmio do sindicato dos produtores)
● 19 de janeiro: 26º SAG Awards (prêmio do sindicato dos atores)
● 25 de janeiro: 72º DGA Awards (prêmio do sindicato dos diretores)
● 2 de fevereiro: 73º BAFTA (o ‘Oscar britânico’)
● 9 de fevereiro: 92º Academy Awards (OSCAR 2020)
77º Globo de Ouro (Golden Globe Awards), ao vivo pelo canal TNT – 5 de janeiro de 2020 – 22h – Los Angeles, EUA
O Portal Pepper dedica a cobertura do Oscar 2020 à memória de Rubens Ewald Filho (1945-2019), pioneiro da crítica cinematográfica no Brasil, e referência absoluta sobre história e bastidores da premiação mais tradicional da 7ª Arte.