GIL DO VIGOR E SUAS LIÇÕES SOBRE BRANDING DE EMPRESAS (E MARCA PESSOAL)

TODOS OS ELEMENTOS DA MARCA SÃO TRABALHADOS COM O PROPÓSITO DE CONSTRUIR ALIANÇAS FORTES COM SEU PÚBLICO
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24.03.2022

Reprodução / Facebook

Tem sido muito difícil aos produtores do Big Brother Brasil 22 repetirem o grande marco de audiência e boas histórias das duas edições anteriores (2020 e 2021). E uma das coisas que mais sentimos saudades, com certeza, são dos participantes icônicos, que, além de levantarem pautas importantes e as levarem à casa do espectador, nos cativaram com seu jeito único e espontâneo de ser – um deles é o Gil do Vigor.

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Para quem não acompanha o reality, Gilberto Nogueira do BBB 21, conhecido também como Gil do Vigor, é Doutorando em Economia, tem 30 anos, nasceu e foi criado em Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco. Atualmente, mora com a mãe (sua melhor amiga), em Paulista, no mesmo Estado, mas fica em ponte aérea para os Estados Unidos, devido ao Doutorado.

CAMPANHA BIS/LACTA

O pernambucano sempre estudou muito para driblar a realidade difícil, já foi vendedor de seguros, cantor de coral erudito e missionário mórmon e, graças às missões, conheceu diferentes lugares.

Diferente de muitos participantes, Gil nunca pode ser chamado de planta: ele foi um dos grandes protagonistas da temporada do BBB 21, chorando, dançando, soltando bordões, errando, “tretando” com várias celebridades e vivendo com muita intensidade. Ou seja, não ganhou o BBB, mas ganhou nossos corações.

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Gil do Vigor se tornou uma marca tão forte e positiva que, após o programa, já faturou mais de R$ 15 milhões, muito mais que o prêmio oferecido pelo programa, de R$ 1,5 milhão, de acordo com a revista Forbes.

De acordo com Gil para mesma revista, o contrato com o Santander foi o mais rentável: o banco teria pago cerca de R$ 2 milhões para o ex-BBB aparecer em suas campanhas. O ex-BBB já foi contratado por mais de vinte marcas, como O Boticário, iFood e Bis/Lacta, além de ter quadro no programa de Ana Maria Braga, em que fala sobre finanças e participação no “Vai Que Cola”, programa de humor do Multishow.

CAMPANHA SANTANDER

Seus últimos marcos foram atingir 15 milhões de seguidores no Instagram e ser eleito embaixador da marca Vigor, com a campanha “Bora Vigorar” (assista abaixo), mesmo com quase um ano de sua saída do BBB21. O que podemos aprender com esse ícone da cultura pop brasileira, no que se refere a concepção de marcas fortes?

Branding diz respeito a criar estruturas mentais e ajudar o consumidor a organizar seu conhecimento sobre produtos ou serviços, de modo que torne sua decisão mais esclarecida e, nesse processo, gere valor a empresa, de acordo com Kotler e Keller. Além do mais, Branding é a gestão das estratégias de marca de uma empresa, com o objetivo de torná-la mais desejada e positiva na mente de seus clientes e do público geral. 

Branding também é uma maneira de gerir as estratégias de marca de uma dada empresa, incluindo um planejamento a longo prazo e criação e gerenciamento dos elementos de sua identidade visual para, assim, conseguir potencializar a percepção da sua empresa na mente dos consumidores.

CAMPANHA iFOOD

Resumindo, branding atua com o conceito de que uma marca precisa ser planejada, estruturada, gerida e promovida, fazendo a gestão de marca tornar-se parte desse trabalho.

Note que todos os elementos da marca Gil do Vigor são trabalhados com o propósito de construir alianças fortes com seu público e seus parceiros de negócio (marcas que o apoia e programas que os convida).

Ainda sobre os elementos de marca: Gil sempre tinha uma roupa específica às noites de paredão – cabelinho penteado de lado, calça marsala, sapato social, camisa rosa – o “starter pack” perfeito de Gil, o qual se olhamos essa combinação, já sabemos de quem se trata. Esse look é usado frequentemente por Gil, de maneira atualmente mais modernizada: observa-se a combinação das peças no episódio do PodPah, no qual o influencer concede entrevista aos apresentadores Igão e Mítico.

CAMPANHA O BOTICÁRIO

A palavra “indignado” nunca mais será lida com os mesmos olhos, principalmente pelos fãs de BBB. Dono dos bordões: “Estou Indignado”, “Brasillll”, “Não vou perder para basculho”, “O Brasil tá lascado”, “Em nome de Jesus”, Gil nos divertiu demais com sua autenticidade.

Outra coisa marcante no brother era a dancinha do Tchaki Tchaki (inspirada na música das Pussy Cat Dolls) e a sua admiração pela diva pop Britney Spears. Gil também fala que é da “cachorrada”: gosta muito de se jogar nas festas, dançar até o chão.

CAMPANHA VIGOR

Logo, está aí a primeira lição de Gil para os negócios: quando se trata de marca, questione-se, empreendedor: “O que te faz único? Qual é a sua marca registrada? Qual é o seu propósito?” Gil me fez refletir muito sobre isso e podemos levar esse ensinamento para nossa marca pessoal também. Reflita: quais são seus bordões? Como você chama sua audiência? Gil chama seus seguidores de vigorosas e vigorentos (eu amo).

Criar esses elementos de marca são fundamentais para gerar maior conexão com o público e criar um senso de comunidade. Um dos grandes gatilhos para vender mais é o de pertencimento: note que os clubes de futebol já usam isso há um tempo e dá muito certo, pois fazer parte de algum grupo era questão de sobrevivência para perpetuação de nossa espécie na pré-história e carregamos esse instinto até os dias de hoje. O cérebro inconsciente ama pertencer a algum grupo.

Além do mais, Gil do Vigor, ao reforçar os elementos de sua marca, consegue trabalhar com o sentimento de nostalgia perante a edição passada do BBB em sua audiência e, ao mesmo tempo, gerar memes para continuar perpetuando sua marca. Mexer com as lembranças do passado do público é um importante gatilho: acessamos o inconsciente do cliente, resgatando um sentimento de que no passado as coisas eram melhores, um tempo bom que não volta mais.

NOSTALGIA: TENDÊNCIA DE MERCADO POTENTE QUE GERA MUITAS VENDAS

Destarte, o objetivo de Branding é assegurar que todos seus stake holders (parceiros de negócio) entendam seu posicionamento, aumentar sua relevância no mercado, potencializar sua visibilidade e fazer com que sua empresa tenha uma boa reputação com seu público. São estratégias que garantem que sua empresa cresça de maneira sustentável.

Note que, embora Gil não esteja mais no BBB, aprendemos com ele que uma marca forte não enjoa as pessoas. E o que Gil tem que outros participantes do BBB não têm? Gil do Vigor é uma marca “gente como a gente”. Ele me remete a algum amigo próximo para compartilhar momentos de luta e, ao mesmo tempo, de “cachorrada”.

O mundo está cansado de pessoas mornas e “padrãozinhas”. Gil viveu o BBB com intensidade, protagonizando o primeiro beijo gay da história do reality, com Lucas Koka Penteado, sendo pioneiro em muitos aspectos, mesmo o BBB estando em sua vigésima primeira edição.

Também foi um dos primeiros a desmascarar as armações de Karol Conká e não temer falar as verdades no jogo da discórdia contra algumas pessoas que tinham torcida grande aqui fora, por serem celebridades, como a própria Karol e Pocah.

QUADRO NO MAIS VOCÊ

Também se jogou de verdade nas provas de liderança. Muitas vezes, Gil não se sentia valorizado pelos colegas, mas é aquele ditado: “o Brasil está vendo”. Quantas vezes em nosso trabalho achamos que ninguém nota o que construímos, porém há uma legião de pessoas que notam todo seu esforço? Pois é, aprendemos a segunda lição com o Gil: as pessoas estão de olho na gente, elas sabem o quanto somos únicos e autênticos.

Ser autêntico e único, além de se mostrar próximo do público, torna Gil uma marca muito sedutora: o público ama pessoas que mostrem as suas vulnerabilidades e que não tenham medo de se mostrar quem realmente são (lição número três do brother).

Portanto, faça sempre o seu melhor, sempre com muito amor e se possível, publique no LinkedIn e gere conteúdo interessante aos seus seguidores. Mais que as postagens: seja uma pessoa que não se deixa passar em branco, mostre quem você é. Também torne-se visível, a ponto de deixar as portas sempre abertas, caso saia de um trabalho, ou encerre uma parceria.

Por fim e não menos importante, a lição número quatro: seja uma marca que nunca para de aprender. Gil foi selecionado para fazer parte de seu Doutorado com bolsa na Universidade da Califórnia (sua primeira opção). Ou seja, como um profissional do século XXI, seja um life long learning: nunca pare de aprender, pois assim, você abre várias portas e possibilidades para sua carreira.

Depois de todos os ensinamentos de branding e carreira do Gil, fica o convite: Bora vigorar?

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