“Fala de bicho, fala de gente” analisa a cultura dos índios juruna por meio de cantigas de ninar

A obra traz também estudos e partituras compostas pela cantora Marlui Miranda
}

16.04.2018

Gal Oppido / Divulgação

O livro “Fala de bicho, fala de gente”, apresenta a cultura juruna (grupo que vive no Parque Indígena do Xingu, no estado do Mato Grosso) e traz uma análise feita pela professora Cristina Martins Fargetti com base em 49 cantigas de ninar desta etnia.

Desde a década de 1980, a etnolinguista Cristina Martins Fargetti estuda a língua e a cultura do povo yudjá, mais conhecido entre os não-indígenas por juruna. Ao longo desses anos, ela adquiriu profundo conhecimento e proximidade com os membros da etnia, identificou particularidades culturais, como seu senso de humor característico e a presença de uma categoria de animais nomeada bichos-gente.

No livro, a autora apresenta o povo juruna e suas particularidades, discute aspectos antropológicos, linguísticos e procura definir o que difere gente de bicho-gente, distinção importante para que se compreenda boa parte das cantigas. Em seguida, traz um breve estudo sobre as cantigas de ninar e, mais especificamente, as características destas na cultura juruna.

Além de todo o trabalho de pesquisa acadêmica, foram reunidas e gravadas num CD 49 cantigas de ninar, entoadas por mães e avós ao embalar suas crianças, resistindo, desse modo, ao processo de aculturação que ameaça os povos originários desde o contato com os brancos. A obra traz um cancioneiro, com a letra transcrita e a tradução das cantigas recuperadas pela comunidade indígena, e segue com um capítulo escrito pela musicista Marlui Miranda, também responsável pela transcrição das partituras de todas as cantigas. A edição possui 304 páginas e custa R$ 70.

Sua notícia no Pepper?

Entre em Contato

Siga o Pepper

Sobre o Portal Pepper

O Pepper é um portal dedicado exclusivamente ao entretenimento, trazendo ao internauta o que há de mais importante no segmento.

Diferente de outros sites do estilo, no Pepper você encontrará notícias sobre música, cinema, teatro, dança, lançamentos e várias reportagens especiais. Por isso, o Pepper é o portal de entretenimento mais diversificado do Brasil com colunistas gabaritados em cada editoria.