Originalmente lançado em 2008 em CD e vinil, “Estudando a Bossa”, um dos mais celebrados álbuns de Tom Zé, estreia nas plataformas digitais via gravadora Biscoito Fino. As canções (algumas em parceria com Arnaldo Antunes) propõem novas leituras da bossa nova, a partir da ótica bem humorada e anárquica do artista.
ZECA BALEIRO CONVIDA ADRIANO MAGOO E DESTACA SUA FACETA DE INTÉRPRETE NO ÁLBUM “PIANO”
Sobre a chegada do álbum às plataformas de streaming, Tom Zé comentou: “A Biscoito Fino acaba de me dar um contentamento enorme, lançando ‘Estudando a Bossa’. Eu tenho o disco como um dos melhores que fiz em minha vida”.

A ideia do álbum “Estudando a Bossa” nasceu da celebração dos 50 anos que a bossa nova estava completando. Para Tom Zé, este registro tem em comum com os antecessores “Estudando o Samba” (1976) e “Estudando o Pagode” (2005), apenas o fato de se debruçar sobre um gênero musical específico. Na época do lançamento, o compositor se referiu ao álbum como o “primeiro disco de músicas melódicas, cantáveis” que havia feito.
Elementos que serviram de matéria prima para a bossa nova – dos violões e vocais às palavras-chave -, estão presentes em canções como “Barquinho Herói”, “Filho do Pato”, “Síncope Jãobim” e “Roquenrol Bim-Bom”.
“Estudando a Bossa” conta ainda com um time estelar de convidados, a começar por David Byrne, ex-líder dos Talking Heads que conheceu e se encantou com Tom Zé ouvindo o álbum “Estudando o Samba”. As vozes de Zélia Duncan, Fabiana Cozza, Mônica Salmaso, Mariana Aydar, Jussara Silveira, Fernanda Takai, Badi Assad, Andréia Dias, Marcia Castro, Tita Lima e Anelis Assumpção, surgem ao longo do álbum. Ouça na íntegra: