Três anos após seu último projeto de estúdio, Eros Ramazzotti abre um novo capítulo de sua carreira extraordinária, quarenta anos depois da performance inesquecível de “Una Storia Importante” no Festival de Sanremo. O álbum de mesmo nome, também disponível em espanhol como “Una Historia Importante”, é lançado pela Friends & Partners S.p.A. e Eventim Live International, distribuído pela Sony Music Entertainment.
EROS RAMAZZOTTI FALA SOBRE RENASCIMENTO AFETIVO NO VÍDEO DO SINGLE “IL MIO GIORNO PREFERITO”
“L’aurora” / “La Aurora” foi reinterpretada com Alicia Keys, vencedora de 17 prêmios Grammy e artista multifacetada que atua como cantora, compositora, musicista, produtora, empreendedora, autora best-seller do New York Times e uma voz influente no ativismo. Produzida pela própria Alicia, a nova versão transforma uma das canções mais íntimas de Ramazzotti em um diálogo luminoso entre duas vozes potentes.
Para este projeto que conecta passado, presente e futuro em uma mesma identidade sonora, Eros volta a colaborar com CanovA. São 15 faixas que mesclam inéditas e grandes clássicos do artista, revisitados em novas versões com participações especiais de nomes italianos e internacionais.

Entre as inéditas estão “Festa” / “Fiesta”, “Domani” / “Mañana”, “Solo insieme a te” / “Solo junto a ti”, “Stupide parole romantiche” / “Estúpidas palabras románticas”, “5 secondi” / “5 segundos”, além do primeiro single “Il mio giorno preferito” / “Mi día preferido”, escrita com Edoardo D’Erme, Tommaso Paradiso, CanovA e Antonio Cirigliano e produzida por CanovA.
Com ela, Eros conquistou o recorde de ser o primeiro artista de 2025 a estrear direto no número 1 do EarOne Airplay na semana de lançamento. Outro destaque já apresentado ao vivo é “Buona stella”, composta com Elisa e produzida por Elisa, Marz, Zef e Will Medini. O dueto estreou mundialmente nas duas noites esgotadas da World Tour Gala Première no Ziggo Dome, em Amsterdã.
O álbum também celebra encontros criativos marcantes. Em “La mia strada” / “La aventura”, o som de Ramazzotti se une à energia incansável de Jovanotti. Em “Come nei film”, parceria com Max Pezzali, Eros revisita memórias, amizade e encontros que transformam a vida em um roteiro imprevisível. As colaborações internacionais ampliam ainda mais o universo do álbum. Em “Otra como tú”, o dueto é com Carín León, uma das vozes mais importantes da música mexicana contemporânea e vencedor de quatro Latin Grammys, que assina a produção da faixa.

“Fuego en el fuego” ganha aura pop e explosiva com Lali, um dos maiores nomes da música argentina e latino-americana, primeira artista mulher da Argentina a lotar o Estádio Vélez com mais de 50 mil pessoas. Já na versão em espanhol, “Una emoción para siempre” renasce na voz de Kany García, ícone do pop latino, sete vezes vencedora do Latin Grammy e elogiada pela força de suas narrativas emocionais.
Na versão italiana, “Un’emozione per sempre” se torna um encontro entre gerações com Ultimo. Em “Quanto amore sei” / “Cuanto amor me das”, Eros volta a cantar com Giorgia. Em estúdio, um momento espontâneo com seu amigo de longa data Andrea Bocelli deu origem a uma nova e emocionante leitura de “Se bastasse una canzone” / “Si bastasen un par de canciones”. O álbum chega também em edições especiais. Em italiano: vinil duplo preto, transparente, laranja e laranja autografado, CD Jewel Box, Deluxe e Deluxe autografado. Em espanhol: vinil duplo preto, laranja e laranja autografado, CD Jewel Box, Deluxe e Deluxe autografado. Ouça na íntegra:


