Um álbum de pai e filho, um disco de Donatinho para João Donato. “Sintetiza2”, a nova parceria dos dois “Donatos” foi lançada na última semana, pouco mais de um ano depois do falecimento deste, que foi um artista responsável por muito da beleza e da sofisticação do que se conhece hoje como música popular brasileira.
O novo álbum segue o caminho iniciado do primeiro projeto da dupla, “Sintetizamor” (2017), quando Donatinho convidou o pai para fazer algo inédito: Um álbum autoral de parcerias dos dois, com estética pop dançante, programações eletrônicas e feito totalmente com sintetizadores e teclados vintage. O resultado foi um álbum premiado como melhor do ano pelo Prêmio da Música Brasileira e com diversas prensagens em vinil no Brasil, Japão, Estados Unidos e Europa.
“Sintetiza2” traz João Donato e Donatinho dentro da mesma estética do álbum anterior, mas agora com uma abordagem mais latina e com convidados especiais, que também são autores de músicas no álbum e participam como intérpretes, são eles: Russo Passapusso, Joyce Moreno e Bluey, da banda Incognito, expoente do Acid Jazz da Inglaterra. Muito mais que um projeto musical, o disco carrega consigo o legado de João Donato, sendo o último registro em vida de sua rica trajetória artística, e celebra a fusão de ritmos que caracterizou a obra do pianista ao longo de décadas.
A colaboração entre pai e filho é marcada por uma sinergia única, onde o lirismo de João Donato encontra o experimentalismo de Donatinho, criando uma atmosfera sonora inovadora e ao mesmo tempo fiel às raízes do músico veterano. Além disso, o single “Intuir”, música escrita a quatro mãos durante a pandemia por João Donato, Donatinho, Tulipa Ruiz e Gustavo Ruiz, é um dos pontos altos da obra, refletindo a essência dessa parceria criativa, que poderá ser conferida em breve no clipe gravado no Acre, onde nasceu Donatão.
“Eu não esperava fazer uma continuação do nosso primeiro projeto, que foi o ‘Sintetizamor’, então, o ‘Sintetiza2’ é a realização de um sonho. A vontade surgiu de forma espontânea durante a pandemia e foi incrível poder criar este novo trabalho autoral com o meu pai. Esse é o último material inédito do Donato. De pai pra filho, de filho pra pai, de nós para vocês”, diz Donatinho.
A importância de João Donato na música brasileira é inquestionável. Com uma carreira que atravessou mais de seis décadas, ele foi um dos pioneiros na fusão de elementos da música brasileira com o jazz internacional, colaborando com gigantes como Tom Jobim, Eumir Deodato e Cal Tjader. “Sintetiza2” surge como um tributo a essa trajetória brilhante, ao mesmo tempo em que reafirma o compromisso de Donatinho em manter viva e pulsante a herança musical de seu pai. O álbum foi lançado pelo selo Sound Department. Ouça o álbum na íntegra: