DI CAVALCANTI RECEBE EXPOSIÇÃO COMEMORATIVA NO MAM SÃO PAULO

A MOSTRA “DI CAVALCANTI NO MAM: 50 ANOS X 2” CELEBRA EXPOSIÇÃO DE 1971
}

17.05.2021

Divulgação / Di Cavalcanti

No ano de 1971, o Museu de Arte Moderna de São Paulo organizou a exposição “50 anos de Arte: Di Cavalcanti” em celebração aos 50 anos do pintor Di Cavalcanti (1897-1976), um dos principais nomes do Modernismo Brasileiro. Meio século depois, o MAM apresenta a mostra “Di Cavalcanti no MAM: 50 anos x 2”uma homenagem ao artista com material do acervo bibliográfico e audiovisual da mostra de 71, em cartaz a partir de 25 de maio na Biblioteca do Museu.

Para mostra, foram recuperados catálogos, pôsteres, convites, recortes do jornal Diário do Povo e filmes de época do acervo bibliográfico e audiovisual da Biblioteca Paulo Mendes de Almeida, que guarda a memória institucional do MAM e é referência para a pesquisa sobre arte moderna e contemporânea.

A TRADIÇÃO E MODERNIDADE JUNTAS NA MOSTRA “DEGAS” NO MASP

A exposição “50 anos de Arte: Di Cavalcanti”, que foi exibida de 28 de outubro a 5 de dezembro de 1971, reuniu pinturas, caricaturas, desenhos, gravuras, publicações, tapeçaria e joias trazidas de instituições de diversas cidades do Brasil e da Europa. “A mostra Di Cavalcanti no MAM: 50 anos x 2 é uma homenagem a um dos protagonistas da arte moderna brasileira e contribui para os estudos sobre a história das exposições no Brasil”, pontua Cauê Alves, curador-chefe do MAM São Paulo.

Cartaz da Mostra – “50 anos de Arte: Di Cavalcanti”, 1971

Emiliano Augusto Cavalcanti de Albuquerque e Melo, mais conhecido como Di Cavalcanti, foi um pintor, ilustrador, caricaturista, gravador, muralista, desenhista, jornalista, escritor e cenógrafo. Um dos expoentes da pintura brasileira, Di Cavalcanti destaca-se por retratar figuras populares em sua busca constante por constituir uma arte nacional.

Idealizador e organizador da Semana de 22, sua obra possui unidade que não pode ser compreendida por fases cronológicas. O artista retomou ao longo de toda a sua trajetória temas que transbordam o lirismo do povo e o seu amor pelo Brasil. Pescadores, paisagens, músicos, o samba, o carnaval e, principalmente, figuras femininas e curvilíneas, são alguns dos temas explorados.

Obra “Samba” – 1925

O MAM São Paulo segue um rigoroso protocolo de saúde e higiene implementado em colaboração com a equipe da Consultoria do Hospital Israelita Albert Einstein, além de adotar medidas de proteção estabelecidas pelos órgãos brasileiros de Saúde Pública. A mostra na Biblioteca pode ser visitada gratuitamente, mediante agendamento online com hora marcada. O número de pessoas é limitado, o uso de máscara é obrigatório e dispositivos de álcool em gel estão distribuídos em pontos estratégicos do Museu.

Os ingressos serão disponibilizados apenas online e com hora marcada. O limite da capacidade de público dentro do espaço físico é de 4 pessoas na Biblioteca, 55 pessoas na sala Milú Villela,15 na sala Paulo Figueiredo. Foi estabelecido também fluxo único de entrada e saída da instituição, respeitando as recomendações das instituições de governo. O fluxo unidirecional ajuda a evitar cruzamento de pessoas e, portanto, aglomerações. A entrada acontecerá pela recepção principal, e a saída pela porta voltada para o edifício da Bienal.

SERVIÇO

Mostra “Di Cavalcanti no MAM: 50 anos x 2

Onde: MAM – Museu de Arte Moderna – SP

Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº – Portões 1 e 3 – Parque Ibirapuera

Quando: a partir de 25 de maio

Horário: terça-feira a sábado, das 12h30 às 17h30

Quanto: entrada gratuita

Informações: (11) 5085-1300

Agendamento prévioAQUI

Sua notícia no Pepper?

Entre em Contato

Siga o Pepper

Sobre o Portal Pepper

O Pepper é um portal dedicado exclusivamente ao entretenimento, trazendo ao internauta o que há de mais importante no segmento.

Diferente de outros sites do estilo, no Pepper você encontrará notícias sobre música, cinema, teatro, dança, lançamentos e várias reportagens especiais. Por isso, o Pepper é o portal de entretenimento mais diversificado do Brasil com colunistas gabaritados em cada editoria.