CONHEÇA OS PRINCIPAIS STREAMINGS DEDICADOS AOS CURTAS-METRAGENS NACIONAIS

UM É VELHO CONHECIDO, RECENTEMENTE REFORMULADO; O OUTRO É NOVIDADE NO MERCADO
}

21.06.2021

Divulgação / Reprodução

Na semana em que se comemora o Dia do Cinema Nacional, celebrado em 19 de junho, o Portal Pepper destaca dois serviços de streaming voltados exclusivamente aos filmes nacionais concebidos no formato que deu início ao cinema (nacional e internacional), ainda hoje ponto de partida para a carreira de qualquer pessoa que aspire ser cineasta: o curta-metragem.

Porta Curtas

Já conhecido pelos cinéfilos mais íntimos da produção nacional, o Porta Curtas é, possivelmente, o primeiro serviço de filme sob demanda do país, quando o termo “streaming” ainda estava distante de se popularizar. Criado em 2002 (três anos antes do Youtube), contou com patrocínio da Petrobrás até 2014, sendo atualmente gerido pelo Canal Curta!, que recentemente o reformulou, deixando sua navegação mais intuitiva e aprimorando seu player, agora integrado à estrutura do Vimeo, site de vídeos tão consolidado quanto o Youtube.

CONHEÇA AS PRODUÇÕES INSCRITAS NO GRANDE PRÊMIO DO CINEMA BRASILEIRO 2021

Seu diferencial é servir, também, como um banco de dados sobre os curtas-metragens brasileiros, possuindo a ficha técnica de mais de 12 mil produções. Dessa lista, cerca de 1.400 estão aptos para reprodução, com títulos sendo disponibilizados ou suprimidos periodicamente, como nos sites de streaming mais famosos. Entre aqueles oferecidos no momento, destacam-se pérolas como ‘Ilha das Flores’, de Jorge Furtado, um dos curtas nacionais mais celebrados mundialmente, vencedor do Festival de Berlim de 1989, além dos primeiros curtas de Kleber Mendonça Filho (‘Bacurau’), incluindo o ótimo ‘Recife Frio’ (2009).

Embora todo o conteúdo seja gratuito desde sua criação, e não exista nada confirmado oficialmente, especula-se que o acesso ao Porta Curtas passe a ser cobrado num futuro próximo, tendo em vista já incorporar em suas páginas, ainda que discretamente, a marca da Tamanduá TV, serviço pago de vídeo sob demanda do Canal Curta!, lançado em 2019. Mais um motivo para desfrutá-lo o quanto antes.

Cardume

Idealizada pelos atores Luciana Damasceno e Daniel Jaber, a Cardume TV foi lançada no final de 2019, tendo como foco inicial estudantes e profissionais do setor cinematográfico. Atualmente, seu catálogo é composto por cerca de 200 títulos, a maioria exclusivos da plataforma, produzidos especialmente nos últimos 10 anos.

Apesar de cobrar R$ 5 por mês para acesso aos filmes (com desconto no plano anual), a partir de R$ 11,20 mensais o assinante também tem acesso a editais, cursos e oficinas organizados pela Cardume e seus parceiros.

Sua notícia no Pepper?

Entre em Contato

Siga o Pepper

Sobre o Portal Pepper

O Pepper é um portal dedicado exclusivamente ao entretenimento, trazendo ao internauta o que há de mais importante no segmento.

Diferente de outros sites do estilo, no Pepper você encontrará notícias sobre música, cinema, teatro, dança, lançamentos e várias reportagens especiais. Por isso, o Pepper é o portal de entretenimento mais diversificado do Brasil com colunistas gabaritados em cada editoria.