A menos de um mês para a cerimônia de premiação do 21º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, marcado para 10 de agosto, no Rio de Janeiro, o Portal Pepper apresenta os 15 curtas-metragens indicados nas três categorias que contemplam o formato: animação, documentário e ficção. Embora tenha passado a cobrar mensalidade recentemente, o site Porta Curtas mais uma vez disponibiliza todos os finalistas de maneira gratuita, mediante um rápido cadastro na plataforma.
APÓS 20 ANOS, PORTA CURTAS DEIXA DE SER GRATUITO
Trata-se de um ano histórico, em que 12 dos curtas indicados são dirigidos por mulheres, mesmo número da edição de 2021 do prêmio. No ano passado, porém, foram 18 os concorrentes finais, três a mais do que os 15 deste ano.
Em ordem de preferência, conheça os atuais finalistas, oriundos de um total de 62 inscritos:
Antes de tudo, é preciso dizer que o ainda baixo número de membros ativos na Academia Brasileira de Cinema (pouco mais de 200) segue gerando algumas controvérsias: enquanto há produções com quantidade exagerada de indicações, outras igualmente notáveis são pouco ou nada lembradas, dando indícios de que talvez existam “panelas” demais no círculo de associados. A Academia tem se movimentado para ampliar seu quadro de integrantes, criando planos financeiramente mais atrativos para os profissionais aderirem à associação, mas são iniciativas recentes.
Ao menos por enquanto, algumas ausências ainda se tornam difíceis de compreender. É o caso de ‘Napo’, curta animado de Gustavo Ribeiro, premiado em inúmeras mostras e festivais pelo mundo. A produção não só deveria estar entre as finalistas, como teria grandes chances de conquistar a categoria. ‘Napo’ está disponível no Youtube. Assista e tire suas conclusões:
ANIMAÇÃO EM CURTA-METRAGEM
‘SOLITUDE’, de Tami Martins
![](https://portalpepper.com.br/wp-content/uploads/2022/07/Solitude.jpg)
A linda poética entre a reconstrução das relações exteriores de Sol, a protagonista, e o reencontro consigo mesma fazem de ‘Solitude’ um forte candidato ao prêmio. Está disponível também no YouTube:
‘MITOS INDÍGENAS EM TRAVESSIA’, de Julia Vellutini e Wesley Rodrigues
![](https://portalpepper.com.br/wp-content/uploads/2022/07/MITOS-INDIGENAS-EM-TRAVESSIA-1024x576.jpg)
Seis antigas lendas indígenas, das etnias Kuikuro, Javaé e Kadiwéu, animadas de maneira criativa, com interações entre personagens e fotografias de cenários naturais ao fundo, dão voz e espaço aos verdadeiros donos desta terra, fortalecendo seus valores e cultura. Mais um grande concorrente, também presente no YouTube:
‘AURORA – A RUA QUE QUERIA SER UM RIO’, de Radhi Meron
![](https://portalpepper.com.br/wp-content/uploads/2022/07/Aurora-A-Rua-1024x576.jpg)
Ao apresentar uma rua contando sua própria biografia, o instigante curta reflete sobre o processo histórico da formação urbana do país, questionando se o modelo adotado era o mais adequado e, especialmente, se este ainda faz sentido. Outro indicado que pode ser conferido no YouTube:
‘BATCHAN’, de Ester Harumi Kawai
![](https://portalpepper.com.br/wp-content/uploads/2022/07/BATCHAN-1-1024x724.jpg)
Assim como ‘Napo’, este curta também presta homenagem aos avós, especialmente aqueles que se tornam verdadeiros anjos em nossas vidas. De cunho bastante pessoal, ‘Batchan’ (termo japonês para “avó”) tem a estética de seus traços e cores como pontos fortes, mas perde força na interpretação da narradora e ainda sofre tecnicamente com um áudio irregular. Trata-se do trabalho de conclusão da pós-graduação da diretora na Faculdade Méliès, e é o único desta categoria que pode ser assistido apenas no Porta Curtas, clicando aqui.
‘CENAS DA INFÂNCIA’, de Kimberly Palermo
![](https://portalpepper.com.br/wp-content/uploads/2022/07/Cenas-da-Infancia-1024x768.jpg)
Uma inusitada fábula em limitado stop-motion, inspirada nas teorias de Freud e realizada por estudantes da Universidade Federal Fluminense, onde a vida de um filhote de rato não é mais a mesma após flagrar as variadas práticas sexuais de seus pais. Veja no YouTube:
DOCUMENTÁRIO EM CURTA-METRAGEM
‘YAÕKWA, IMAGEM E MEMÓRIA’, de Rita Carelli e Vincent Carelli
![](https://portalpepper.com.br/wp-content/uploads/2022/07/Yaokwa-imagem-e-memoria-1024x768.jpg)
Ao lado da filha, o veterano documentarista apresenta ao povo Enawenê Nawê imagens de seu mais longo ritual, o Yaõkwa, registrado pelo projeto Vídeo nas Aldeias entre os anos 90 e início da década de 2000. Esses vídeos ajudam os atuais membros da comunidade a resgatarem cantos e práticas que foram sendo perdidas com o passar dos anos. Mais um candidato que exalta a cultura, a existência e a resistência indígena. Confira aqui.
‘A FOME DE LÁZARO’, de Diego Benevides
![](https://portalpepper.com.br/wp-content/uploads/2022/07/A-fome-de-lazaro.jpg)
O mais estético e estiloso dos indicados acompanha, no interior da Paraíba, a popular tradição do Dia de São Lázaro, quando os moradores se reúnem e preparam um banquete para seus cachorros, servindo-se em seguida no mesmo prato onde os caninos se alimentaram. Assista aqui.
‘FOI UM TEMPO DE POESIA’, de Petrus Cariry
![](https://portalpepper.com.br/wp-content/uploads/2022/07/Foi-um-tempo-de-poesia-819x1024.jpg)
A partir de imagens registradas em filme super-8 por seu pai, o também cineasta Rosemberg Cariry, ao longo da década de 80, o diretor partilha a bonita relação de afeto e admiração que viveu durante sua infância com o poeta Patativa do Assaré (1909-2002), nos levando, por extensão, a conhecer o virtuoso artista sob um novo olhar. Veja aqui.
‘MÃE SOLO’, de Camila de Moraes
![](https://portalpepper.com.br/wp-content/uploads/2022/07/Mae-solo.jpg)
Alternando algumas belas sequências encenadas com depoimentos em formato padrão, o curta destaca o alto número de mães chefes de família na região periférica de Salvador (BA), traçando um panorama de suas condições sociais e históricas. Acesse aqui.
‘FOGO BAIXO, ALTO ASTRAL’, de Helena Ignez
![](https://portalpepper.com.br/wp-content/uploads/2022/07/FOGO-BAIXO-ALTO-ASTRAL-1024x540.jpg)
Parte do projeto IMS Quarentena – Programa Convida, a atriz e cineasta revela parte de sua rotina durante o isolamento social causado pela pandemia de coronavírus. Única produção na categoria disponível também no YouTube:
CURTA-METRAGEM DE FICÇÃO
Pré-indicado ao Oscar da categoria, ‘Seiva Bruta’, de Gustavo Milan, esteve entre os 21 curtas de ficção inscritos no GP do Cinema Brasileiro, mas não ficou entre os seguintes finalistas:
‘UMA PACIÊNCIA SELVAGEM ME TROUXE ATÉ AQUI’, de Érica Sarmet
![](https://portalpepper.com.br/wp-content/uploads/2022/07/Uma_Paciencia_selvagem-1024x576.jpg)
Com significativos traços documentais, o mais ousado dos indicados traz grande atuação da cantora Zélia Duncan e enaltece a luta e resistência de mulheres homossexuais. Clique aqui para assistir.
‘A MÁQUINA INFERNAL’, de Francis Vogner dos Reis
![](https://portalpepper.com.br/wp-content/uploads/2022/07/A-MAQUINA-INFERNAL1.jpg)
Um dos dois indicados que retratam os metalúrgicos da região do Grande ABC, em São Paulo, a produção inova ao adotar elementos de horror sobrenatural para tratar de questões trabalhistas a partir de uma revolta sistemática das máquinas de produção. Assista aqui.
‘CÉU DE AGOSTO’, de Jasmin Tenucci
![](https://portalpepper.com.br/wp-content/uploads/2022/07/CEU-DE-AGOSTO-1024x768.jpeg)
Se destaca pelo uso narrativo do formato de tela, que se expande gradualmente de uma proporção tradicional, próxima a um quadrado, para o formato retangular padronizado hoje em dia, simbolizando a abertura da protagonista a novas experiências, em especial à expansão de sua fé. Veja aqui.
‘ATO’, de Bárbara Paz
![](https://portalpepper.com.br/wp-content/uploads/2022/07/ato.webp)
Após levar o Grande Otelo de melhor documentário, montagem em documentário e primeira direção em longa-metragem com ‘Babenco’, em 2021, a atriz e diretora retorna este ano com o curta mais experimental da categoria, onde Ava é contratada para ajudar Dante em seu processo de travessia. Confira aqui.
‘CHÃO DE FÁBRICA’, de Nina Kopko
![](https://portalpepper.com.br/wp-content/uploads/2022/07/CHAO-DE-FABRICA.jpg)
Outro dos indicados que tem uma fábrica do ABC paulista como cenário, aqui as ações se dão em 1979, com quatro operárias passando o horário do almoço no vestiário feminino, onde falam de seus sonhos e expectativas sobre a grande greve que está por ocorrer. De visual interessante, suas cores pouco saturadas e baixa definição simulam o aspecto de filmes em película super-8, formato de vídeo doméstico bastante popular na época. Acesse aqui.