COM METÁFORA SOBRE A VIDA E O UNIVERSO, “VICENTE SEMENTE” REMEMORA FÁBULAS CLÁSSICAS EM FANTASIA JUVENIL

“EU PRECISAVA COLOCAR PRA FORA TODA AQUELA PERCEPÇÃO DE MUNDO, E COMPARTILHAR COM OS LEITORES A MINHA ADMIRAÇÃO POR SEMENTES”, DIZ O AUTOR
}

03.05.2024

Divulgação

O cineasta e dramaturgo paulistano Victor P. Ribeiro estreia na literatura com a fantasia juvenil “Vicente Semente”. Com trabalhos premiados no Festival de Cinema de Guadalajara e no Los Angeles Brazilian Film Festival, o autor traz para a literatura toda a bagagem como produtor cultural, diretor e roteirista e, por meio das descrições ricas em detalhes, faz com que as cenas passem na mente do leitor como um filme.

JEFF KINNEY, SUCESSO DA LITERATURA INFANTO-JUVENIL, LANÇA “DIÁRIO DE UM BANANA: FRAWDA MEGAXEIA”

Na história, Vicente é um menino de sete anos que precisa lidar com sentimentos de inveja, vazio e solidão, quando os pais passam a dar mais atenção ao irmão recém-nascido. É nesse contexto que o garoto, que tem o estranho hábito de guardar sementes frutíferas, conhece Cali Roux, uma garota intrépida que o faz entrar na grande e misteriosa Floresta de Mata Preta, proibida para crianças. Em meio às gigantes araucárias, ele mergulha em uma realidade obscura, em que a morte o via de perto e as sombras do desconhecido se confundem em seu coração.

Para os que buscam, encontrarão. As crianças, jamais entrarão. Se eu fosse você, não pagava para ver. O que é inocente irá se perder” – (Vicente Semente, pág. 34-45). Ao entrar nos portões que dão acesso à selva, junto do vagalume que zomba de seus sentimentos, o garoto se vê engolido por um monstro, tal como Pinóquio, que vai parar na barriga da baleia. Enquanto busca maneiras de voltar à superfície, ele deixa cair uma semente de maçã, que faz crescer uma gigante árvore, assim como em João e o Pé de Feijão. Quando escapa do monstro, ele consegue voltar para casa com a ajuda de um caminho de árvores frutíferas que plantava no trajeto para a escola, como fizeram João e Maria com as migalhas.

Neste entrelace de fábulas, Victor P. Ribeiro apresenta a visão de mundo de um menino que, embora seja apaixonado pelo cultivo de sementes, é também uma representação dos grãos, cujos frutos serão colhidos no futuro. “Eu precisava colocar para fora toda aquela percepção de mundo, e compartilhar com os leitores a minha admiração por sementes, sejam elas crianças ou frutas”, afirma o autor, que está com projeto de adaptação de Vicente Semente” já aprovado para o formato audiovisual. 186 páginas. R$ 50.

Sua notícia no Pepper?

Entre em Contato

Siga o Pepper

Sobre o Portal Pepper

O Pepper é um portal dedicado exclusivamente ao entretenimento, trazendo ao internauta o que há de mais importante no segmento.

Diferente de outros sites do estilo, no Pepper você encontrará notícias sobre música, cinema, teatro, dança, lançamentos e várias reportagens especiais. Por isso, o Pepper é o portal de entretenimento mais diversificado do Brasil com colunistas gabaritados em cada editoria.