COM BOSQUE CENTENÁRIO, PARQUE AUGUSTA É INAUGURADO EM SÃO PAULO

O TERRENO REÚNE FRAGMENTOS DE CONSTRUÇÕES HISTÓRICAS QUE DATAM DO INÍCIO DO SÉCULO 20
}

10.11.2021

Murilo Rabusky / Rovena Rosa

Depois de um longo período de debate e definições, São Paulo ganha um novo parque público, o Parque Augusta, localizado na região central da cidade. Com projeto do arquiteto e urbanista Samuel Kruchin, e em uma parceria público-privada entre SETIN Incorporadora, Cyrela e Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente da Prefeitura da Cidade de São Paulo (SMVA), o projeto nasceu com a missão de resgatar elementos históricos da cidade.

EM COMEMORAÇÃO AOS 70 ANOS DE LUIZ MELODIA, PEDRO LUÍS LANÇA CLIPE DE “PASSARINHO VIU” COM JANE REIS

“Uma nova área verde dessas dimensões é, sem dúvida, muito importante e um ganho para a população, que tem agora uma nova área pública e de qualidade para usufruir. Mas diria que o mais relevante de todo processo foi incorporar registros históricos que estavam soterrados. Além disso, é um parque que ajuda a contar também parte da história da educação na capital, dos seus espaços públicos e dos seus jardins”, pontua Kruchin.

Em uma área de quase 25 mil m², o terreno reúne fragmentos de construções históricas que datam do início do século 20. Localizavam-se no terreno a Escola Santa Mônica, o Instituto Sedes Sapientiae e o tradicional Colégio Des Oiseaux. E é desta última instituição que se origina um dos elementos centrais do novo parque: o Jardim Des Oiseaux.

Sob os cuidados das freiras do Colégio, o bosque original era formado por espécies exóticas, como araucárias australianas, reflexo da influência estrangeira na administração do Colégio. Por seus caminhos, que foram restaurados e novamente interligados pelo projeto de arquitetura, situavam-se os oratórios e uma colina de reflexão – elementos que também foram incorporados ao projeto.

Também foi realizado um restauro da portaria original da Escola Santa Mônica, do muro para a rua Augusta e de uma das construções secundárias do Jardim Des Oiseaux. Nesta construção, foi preservada uma interferência feita no longo período de inatividade do lote: o graffiti de um tamanduá, criação de um artista anônimo. Completa o programa uma academia ao ar livre, área para pets e um jardim contemporâneo. A partir de sapatas e fundações das construções originais, resgatadas no trabalho de pesquisa do terreno, foi criada também uma escultura que ocupa o centro do parque.

Samuel Kruchin reforça que, ainda assim, trata-se de um ‘parque em processo’, devido aos registros encontrados na área onde está implantado. “Em algum momento este subsolo, que esconde ainda muitos elementos, terá que ser explorado para transformá-los em mais atrativos do Parque Augusta. Ainda há muito a conhecermos desta história”, finaliza o arquiteto.

Sua notícia no Pepper?

Entre em Contato

Siga o Pepper

Sobre o Portal Pepper

O Pepper é um portal dedicado exclusivamente ao entretenimento, trazendo ao internauta o que há de mais importante no segmento.

Diferente de outros sites do estilo, no Pepper você encontrará notícias sobre música, cinema, teatro, dança, lançamentos e várias reportagens especiais. Por isso, o Pepper é o portal de entretenimento mais diversificado do Brasil com colunistas gabaritados em cada editoria.