“BAIRRO DOS CORVOS ELÉTRICOS” COMBINA ELEMENTOS DE CONTOS DE FADAS E CRIA ESPAÇO INCLUSIVO PARA PESSOAS TRANS 

CALUÃ ELOI QUESTIONA PODERES TOTALITÁRIOS E DÁ VISIBILIDADE PARA GRUPOS MARGINALIZADOS
}

17.05.2022

Divulgação

Uma aventura repleta de enigmas para devorar de uma só vez. Em “Bairro dos Corvos Elétricos”, livro de Caluã Eloi, uma criança sai sozinha em busca de um novo mundo, mas encontra um lugar completamente controverso chamado Aquiles, onde nada e tudo é verdade.

RENAN QUINALHA: “EM VÁRIOS MOMENTOS DA HISTÓRIA, A POPULAÇÃO LGBTQIA+ FOI O BODE EXPIATÓRIO”

Em sua jornada, a criança encontra pessoas e criaturas mágicas, como Tispadis, um artesão de bonecos mágicos que lhe dará um novo nome. Também conhece Aliah, a rainha misteriosa deste bairro, e seu irmão Ushas, o bardo. Mago Sphynx é outro personagem importantíssimo para a saga: um gato muito peculiar que conhece todos os segredos desta terra misteriosa e de todas as pessoas que vivem ali.

Ao reunir elementos de mitologias celta, nórdica, egípcia e grega, Caluã cria um universo instigante, cheio de suspense e magia, combinando uma aventura fantástica às múltiplas possibilidades de mundos.

“O céu é vazio e do chão vem o dia. Árvores matam, corvos dão choque, bonecos caminham, definitivamente, nada parecia igual, pensou o menino. Já se sentia resignado a permanecer o resto de sua vida em Aquiles, então, mais valia acostumar-se mais e questionar menos, quando se lembrou do bilhete que trazia no bolso” – (Bairro dos Corvos Elétricos, p. 144)

Em um universo de contradições, o autor, que se identifica como uma pessoa trans não-binária, provoca diversas críticas sociais sobre poderes totalitários, machismo e abuso sexual, dando protagonismo, visibilidade e representatividade às mulheres e comunidade trans. Segundo o autor, “Bairro dos Corvos Elétricos” normaliza as existências LGBTQIA+ em todos os espaços.

“A comunidade LGBTQIA+ quando procura um livro ou filme com representatividade trans, lésbica, bissexual, etc. não necessariamente quer ver uma história sobre sofrimento causado pelo preconceito. Às vezes, apenas queremos ver estas pessoas como super-heróis, vivendo romances fofos ou lutando em aventuras mitológicas”, reflete Caluã.

Através da ficção, a obra escancara tópicos do nosso tempo, permitindo que o público pense a respeito do seu lugar no mundo e se sinta encorajado a ser quem se é. 224 páginas. R$36,80.

Sua notícia no Pepper?

Entre em Contato

Siga o Pepper

Sobre o Portal Pepper

O Pepper é um portal dedicado exclusivamente ao entretenimento, trazendo ao internauta o que há de mais importante no segmento.

Diferente de outros sites do estilo, no Pepper você encontrará notícias sobre música, cinema, teatro, dança, lançamentos e várias reportagens especiais. Por isso, o Pepper é o portal de entretenimento mais diversificado do Brasil com colunistas gabaritados em cada editoria.