A Academia Britânica de Artes Fílmicas e Televisivas (Bafta) consagrou neste domingo (10), o filme ‘Roma’, escolhendo a produção mexicana como a melhor de 2018. Realizada pelo segundo ano consecutivo no lendário Royal Albert Hall, em Londres, a 72ª edição do prêmio concedeu outras três honrarias ao longa: melhor direção (Alfonso Cuarón), fotografia e filme estrangeiro.
Cuarón se tornou, provavelmente, a primeira pessoa a vencer quatro categorias do Bafta no mesmo ano, uma vez que além de dirigir, assina também a fotografia e é um dos produtores de ‘Roma’. Ele pode repetir o histórico feito no Oscar, que acontece daqui a duas semanas em Los Angeles (EUA), onde, assim como em Londres, concorre ainda ao prêmio de melhor roteiro original.
Outro grande destaque da noite foram os sete troféus entregues ao filme ‘A Favorita’, do grego Yorgos Lanthimos, incluindo os de melhor filme britânico, roteiro original, atriz (Olivia Colman) e atriz coadjuvante (Rachel Weisz). A vitória de Colman acirra a disputa pelo Oscar, em duelo contra a veterana Glenn Close (indicada por ‘A Esposa’), que venceu o prêmio do sindicato dos atores (SAG) em janeiro. Ambas triunfaram no Globo de Ouro, no início do ano.
Alfonso Cuarón
Já para melhor ator a situação se encaminha a favor de Rami Malek (‘Bohemian Rhapsody’). Após conquistar SAG e Globo de Ouro, a vitória no Bafta o coloca a frente no embate contra Christian Bale (‘Vice’) pela estatueta norte-americana. Quem já deve reservar um lugar na estante para seu segundo Oscar é Mahershala Ali, que confirmou seu favoritismo na categoria ator coadjuvante, por ‘Green Book: O Guia’.
Em sua primeira indicação ao Bafta, Spike Lee levou o prêmio pela adaptação do roteiro de ‘Infiltrado na Klan’ (junto a David Rabinowitz, Charlie Wachtel e Kevin Willmott), abrindo caminho para ganhar, também, seu primeiro troféu da Academia norte-americana.
Talvez a maior barbada da noite fosse ‘Homem-Aranha no Aranhaverso’ como melhor animação, e o fã do personagem mais popular da Marvel não se decepcionou.
Olivia Colman
Por outro lado, o resultado do Bafta mantém muito das categorias técnicas como incógnitas para o Oscar. O prêmio de melhor trilha sonora original foi para ‘Nasce Uma Estrela’, e ‘Pantera Negra’ triunfou em efeitos visuais, mas sequer concorrem a estes quesitos na cerimônia norte-americana, onde a aventura da Marvel, por sinal, divide com ‘A Favorita’ as chances em figurino e desenho de produção, nas quais, no entanto, ficou de fora no Bafta.
Veja a lista completa dos vencedores:
Filme: ‘Roma’
Filme Britânico: ‘A Favorita’
Direção: Alfonso Cuarón (‘Roma’)
Atriz: Olivia Colman (‘A Favorita’)
Ator: Rami Malek (‘Bohemian Rhapsody’)
Atriz Coadjuvante: Rachel Weisz (‘A Favorita’)
Ator Coadjuvante: Mahershala Ali (‘Green Book: O Guia’)
Roteiro Original: ‘A Favorita’
Roteiro Adaptado: ‘Infiltrado na Klan’
Filme Estrangeiro: ‘Roma’ (México)
Documentário: ‘Free Solo’
Animação: ‘Homem-Aranha no Aranhaverso’
Montagem: ‘Vice’
Trilha Sonora: ‘Nasce Uma Estrela’
Som: ‘Bohemian Rhapsody’
Fotografia: ‘Roma’
Efeitos Visuais: ‘Pantera Negra’
Direção de Arte: ‘A Favorita’
Maquiagem e Cabelo: ‘A Favorita’
Figurino: ‘A Favorita’
Curta-Metragem Britânico: ’73 Cows’
Animação Britânica em Curta-Metragem: ‘Roughhouse’
Nova Estrela: Letitia Wright
Estreante Britânico: Michael Pearce e Lauren Dark (‘Beast’)