Reverenciando seu berço através de um resgate estético da cultura pernambucana, o cantor e compositor Arquétipo Rafa lança “Feito Ladeira”, single que abre caminhos para o seu álbum de estreia e marca uma nova fase artística. A faixa, que traz Alessandra Leão como participação especial, acaba de chegar às plataformas digitais.
Uma paixão repentina, daquelas de tirar o fôlego, dá o mote para “Feito Ladeira” que conta com muito bom humor sobre um encontro inesperado e cheio de desejos urgentes nas ladeiras de Olinda como nos versos “ela vai me bebendo ar feito ladeira / (…) vamo logo se falar / quero pisa de conversa”. A faixa traz elementos rítmicos típicos da cultura popular pernambucana, como o maracatu nação e o xote, mesclados com sintetizadores e violões, criando uma conexão entre o nordeste e o mundo. A canção, que conta com a produção musical de Arthur Dossa, traz uma cadência dançante, em clima de festa, servindo de trilha para um romance inusitado.
“Essa canção remete à minha infância e adolescência em Olinda, cidade que me proporcionou os primeiros encontros na música e me deu a oportunidade de conviver com a diversidade cultural pernambucana em sua essência. ‘Feito Ladeira’ foi feita para suspirar, dançar e paquerar”, explica Arquétipo Rafa.
A música escolhida por Rafa para abrir seu primeiro disco tem a participação de Alessandra Leão, sua conterrânea e uma das suas inspirações musicais. A cantora traz em “Feito Ladeira” uma dinâmica que passeia entre sua potência e suavidade vocal, imprimindo uma essência singular e elegante. “’Feito Ladeira’ é daquelas surpresas boas. Daquelas músicas que fazem o corpo dançar pela cidade, com sorriso bem abertinho. Essas coisas que a gente tanto sempre quer e precisa para os dias”, completa Alessandra.
“Feito Ladeira” foi a canção escolhida para abrir esse trabalho por sintetizar a estética da narrativa do álbum. “Alessandra sempre foi uma inspiração para o meu trabalho e essa música em específico é muito ambientada neste universo que ela traz da cultura popular mesclando com os timbres eletrônicos. A voz dela dialoga muito bem com essas cores da música”, finaliza Rafa. Ouça: