ARKTHUR CELEBRA SONHOS COLETIVOS E ANCESTRALIDADE EM SEU ÁLBUM “TECNOLOGIA DA ALMA”

“CONVIDEI AMIGOS, ARTISTAS PRETOS E PARDOS, CADA UM AMPLIANDO A PERSPECTIVA DO QUE PODE SER ESSE FUTURO”
}

13.06.2025

Florebela Letícia

O rapper e multiartista, Arkthur lançou na última semana o disco “Tecnologia da Alma”. O projeto, que une elementos do rap, trap e funk segue a trilha do afrofuturismo, com olhar para a realidade das favelas e religiões de matrizes africanas, além de celebrar identidade, ancestralidade e sonhos coletivos, com o objetivo de construir pontes entre espiritualidade e resistência social.

ARKTHUR DEBRUÇA EM TEMAS IMPORTANTES NO CLIPE DE “TECNOLOGIA DA ALMA”, SINGLE QUE ANTECEDE SEU ÁLBUM HOMÔNIMO

O conceito da não-linearidade do tempo, também presente na obra, conecta as dez faixas do disco, buscando inspiração em referências como Sun Ra na música e Octavia Butler na literatura: “Tudo o que você toca, você muda. E tudo o que você muda, muda você. A única verdade perene é a mudança, Deus é mudança“, afirma, citando as ideias contidas nas letras e sonoridades do projeto.

“O povo preto sempre construiu coisas preciosíssimas. Hoje, estamos falando sobre colonizar outros planetas com a nossa perspectiva. Não sonhamos mais só com o direito de existir, queremos o direito de sonhar infinitamente — em outras estrelas, outras dimensões”, destaca Arkthur.

Apesar de um trabalho independente, engana-se quem pensa que o cantor criou sozinho todo este “multiverso” de sonhos e ideais afrocentrados somente embasado pelas obras de Sun Ra e Octavia Butler: “tudo faz mais sentido no coletivo. Convidei amigos, artistas pretos e pardos, cada um ampliando a perspectiva do que pode ser esse futuro, com base em suas experiências, sonhos e expectativas”, revela o artista. 

O projeto conta com participações especiais vindas de diversas áreas do país, como de Alahrin e Kimera – ambos de Curitiba, Ruth Clark de Belém do Pará e Quixote, da capital paulista. O projeto não teve seu início com o lançamento do disco, isso porque, o artista liberou previamente a faixa foco e que dá nome ao disco, “Tecnologia da Alma”, em todas as plataformas de áudio, além de clipe no seu canal do YouTube, que ainda conta com uma versão em libras.

A música, que carrega elementos de rap, trap e lo-fi, repleta de viradas de beat, samples e baixo pulsante que potencializa a experiência de escuta e dimensão sensorial da obra, centraliza a narrativa do disco e ecoa o encontro entre passado presente e futuro: “É sobre entender que passado, presente e futuro se relacionam. Estamos aqui para curar um passado, construir e idealizar os futuros que queremos”, conta ArkthurOuça o álbum na íntegra:

Sua notícia no Pepper?

Entre em Contato

Siga o Pepper

Sobre o Portal Pepper

O Pepper é um portal dedicado exclusivamente ao entretenimento, trazendo ao internauta o que há de mais importante no segmento.

Diferente de outros sites do estilo, no Pepper você encontrará notícias sobre música, cinema, teatro, dança, lançamentos e várias reportagens especiais. Por isso, o Pepper é o portal de entretenimento mais diversificado do Brasil com colunistas gabaritados em cada editoria.