Organizada pela Associação Brasileira de Cinematografia, a Semana ABC retorna este ano ao formato presencial, interrompido em 2020 e 2021 por conta da pandemia, quando aconteceu de maneira remota. Agendado de 25 a 28 de maio, o evento volta também ao seu período tradicional, após ser realizado em outubro nos últimos dois anos. O local será mais uma vez a Cinemateca Brasileira, que até o intervalo forçado nas duas edições anteriores, abrigou a conferência de maneira ininterrupta desde sua 11ª edição, em 2012.
CONHEÇA AS PRODUÇÕES INSCRITAS NO GRANDE PRÊMIO DO CINEMA BRASILEIRO 2022
A Semana ABC reúne dezenas de renomados profissionais ligados ao audiovisual brasileiro e internacional através de painéis e debates abertos ao público. Neste ano, a programação conta com 15 momentos como esse, que incluem apresentações especiais de grandes fabricantes de câmeras e lentes, como Arri, Canon e Zeiss. Além destas, outras empresas importantes no segmento manterão seus produtos expostos no hall e pátios da Cinemateca. Acesse o cronograma detalhado de cada dia aqui
As atividades se encerram no sábado, 28, com a entrega do 22º Prêmio ABC. Em cerimônia restrita a convidados, mas transmitida ao vivo no Youtube, a Associação elege os destaques da temporada no audiovisual brasileiro em 14 categorias, sendo sete dedicadas aos longas-metragens. Neste ano, ‘7 Prisioneiros’ (Netflix) (foto em destaque), de Alexandre Moratto, ‘Marighella’ (Globoplay), de Wagner Moura, e ‘Medusa’ (indisponível no momento), de Anita Rocha da Silveira, são os filmes mais indicados, disputando as quatro categorias voltadas aos longas de ficção: melhor direção de fotografia, melhor montagem, melhor direção de arte e melhor equipe de som.
Por sua vez, ‘Cravos’, de Marco del Fiol, é o único documentário indicado nas três categorias exclusivas do gênero: direção de fotografia, montagem e equipe de som em documentário. Entre as séries de TV, destaque para ‘Dom’ (Amazon Prime) e ‘Insânia’ (Star+), ambas indicadas aos três prêmios dedicados ao formato: fotografia, direção de arte e equipe de som em série de TV. Confira todos os concorrentes das 14 categorias do Prêmio ABC 2022 aqui.
Fundada em janeiro de 2000, a Associação Brasileira de Cinematografia atualmente reúne quase 500 profissionais do audiovisual brasileiro com o objetivo de incentivar a troca de ideias e informações tendo em vista a democratização e ampliação do aperfeiçoamento técnico e artístico da categoria. Como fruto e fonte de renovação desses objetivos, promove desde 2001 o Prêmio ABC, criando a Semana ABC no ano seguinte.
Semana ABC 2022 – entrada gratuita – De 25 a 27 de maio na Cinemateca Brasileira (São Paulo/SP), a partir das 9h30 da manhã – Largo Sen. Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino