ALMA DJEM REFLETE SOBRE O IMPACTO HUMANO NO PLANETA NO EP “HARMONIA”

A TERCEIRA PARTE DO “ACÚSTICO EM SÃO PAULO” TEM PARTICIPAÇÃO DE TATO, DO FALAMANSA E DA BANDA MACUCOS
}

18.05.2025

Marcos Hermes

O Alma Djem lançou a terceira parte do “Acústico em São Paulo”– o EP “Harmonia” dá continuidade ao projeto iniciado com os EPs Luz e Liberdade. Gravado na capital paulistana em julho de 2024, o trabalho reforça a fusão de estilos e a valorização da diversidade musical brasileira. Nesta etapa, a banda selecionou cinco faixas que passeiam por temas como amizade, fé, amor, diversidade e, até mesmo, a necessidade de reflexão sobre o impacto humano no planeta. Entre os convidados estão nomes como Tato (Falamansa) e a banda capixaba Macucos.

ALMA DJEM E FALAMANSA UNEM REGGAE E FORRÓ NO DELICIOSO SINGLE “REDE NO COQUEIRO”

A escolha do nome do EP ecoa mais do que melodias – carrega uma mensagem urgente sobre a necessidade de equilíbrio entre progresso e preservação. Em tempos de crise climática, a sustentabilidade deixa de ser escolha e torna-se um dever coletivo. 

A faixa de abertura traz a releitura de “Sobradinho”, clássico de Sá & Guarabyra, eternizado nos anos 1970 como crônica da construção da hidrelétrica de mesmo nome no norte da Bahia. A canção ganha nova vida nas vozes de Marcelo Mira (Alma Djem) e Tato (Falamansa), celebrando uma amizade iniciada em 2005, quando as duas bandas jogaram juntas no campeonato Rock Gol da MTV. Desde então, a parceria rendeu frutos como a regravação de “Teu Lugar” pelo Falamansa, além de colaborações anteriores no DVD “Ao Vivo no Lago Paranoá”.

Mira e Tato também dividem a autoria de “Rede no Coqueiro” (com participação do Falamansa) e de “Perfeitinha”, ambas presentes no projeto acústico. A relação entre os dois ultrapassa a amizade e consolida-se em uma trajetória de composições assinadas para artistas como Jorge & Mateus, Marcos & Belutti, Ivo Mozart, Planta & Raiz e sucessos do próprio Falamansa, como “Um Pouco Mais de Fé” e “Respeite a Maré”.

A segunda faixa, “Abre Caminho”,  traz uma mensagem de fé, solidariedade e empatia, propondo uma visão de mundo mais colaborativa. “E quando chegar tenta puxar alguém pra perto de você / Abre caminho que de um jeito todo mundo vai caber / O importante é ter fé, o importante é viver”, diz o refrão. Já “Amar Novamente”, representa um marco na história do Alma Djem. Primeira composição de Marcelo Mira, a música integra o álbum de estreia da banda, “Grito de Liberdade” (1999), e se tornou hino afetivo para milhares de fãs e casais ao longo dos anos.

Na quarta faixa, “Flor e Tangerina” (assista abaixo), o Alma Djem se une à banda Macucos, do Espírito Santo. A ligação com o estado é antiga: foi lá que a banda realizou seus primeiros shows fora do Distrito Federal, ainda em 1999. Mira tem laços familiares com a região, e divide com Fred Nery (Macucos) e Armandinho o projeto paralelo Praia Trio. Uma das canções desse projeto, “Beira do Mar”, foi recentemente lançada por Armandinho em seu novo álbum.

Encerrando o EP, “Manga Rosa e Guaraná” é uma colaboração entre Mira, Filipe Toca e o rapper baiano Lord Natri. A faixa aborda a importância da aceitação das diferenças em tempos polarizados, exaltando o amor como ponte entre mundos distintos. “Obrigado vida, pelas diferenças casuais / Nós não precisamos ser iguais / Pra amar e ser feliz da vida”, diz o trecho final do refrão.

“Harmonia” é uma obra que convida à reflexão sobre o impacto humano no planeta e propõe um reencontro com valores essenciais. Em cada faixa, uma lembrança de que viver em harmonia é também cuidar do mundo que habitamos. Ouça o EP na íntegra:

Sua notícia no Pepper?

Entre em Contato

Siga o Pepper

Sobre o Portal Pepper

O Pepper é um portal dedicado exclusivamente ao entretenimento, trazendo ao internauta o que há de mais importante no segmento.

Diferente de outros sites do estilo, no Pepper você encontrará notícias sobre música, cinema, teatro, dança, lançamentos e várias reportagens especiais. Por isso, o Pepper é o portal de entretenimento mais diversificado do Brasil com colunistas gabaritados em cada editoria.