A partir desta terça (24), o Centro Cultural São Paulo, localizado na região central da cidade, abriga a mostra ‘Spike Lee e o Novo Cinema Negro’, que além de exibir filmes consagrados do diretor norte-americano, traz ainda multipremiadas produções recentes dirigidas e protagonizadas por afrodescendentes, com destaques para o vencedor do Oscar em 2017, ‘Moonlight – Sob a Luz do Luar’, de Barry Jenkins, e ‘Corra!’, de Jordan Peele, sensação do Oscar deste ano, onde venceu a categoria de roteiro original.
De Lee, a programação traz quatro de seus longas iniciais. ‘Ela Quer Tudo’ (1986), primeiro a ser distribuído comercialmente, venceu o Prêmio da Juventude no prestigiado Festival de Cannes. Indicado a dois Oscar – incluindo o de roteiro original, escrito pelo próprio Lee – ‘Faça a Coisa Certa’ (1989) concorreu, ainda, a quatro Globos de Ouro e à Palma de Ouro, em Cannes. Já ‘Febre da Selva’ (1991) levou nada menos que duas honrarias em Cannes: ator coadjuvante, para Samuel L. Jackson, e o Prêmio do Júri Ecumênico. Por fim, ‘Malcom X’ (1992), seu projeto mais ousado e de maior orçamento até então, teve duas indicações ao Oscar e deu a seu protagonista, Denzel Washington, o prêmio de melhor ator no tradicional Festival de Berlim.
A mostra vai até domingo (29), e todas as sessões terão preços populares, com ingressos vendidos a R$ 2 reais. Mais informações no site.
No 13º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo, o brasileiro Jeferson De é um dos homenageados desta edição. Nesta quarta (25), seu novo filme, ‘Correndo Atrás’, abrirá oficialmente o evento, em exibição de gala na praça cívica do Memorial da América Latina, na zona oeste da capital paulista.
Na programação, além de seu aclamado filme de estreia, ‘Bróder’ (2010), e do suspense ‘Amuleto’ (2015), seu segundo e pouco conhecido longa, será uma rara oportunidade para conferir seus primeiros curtas: ‘Gênesis 22’ (1998), ‘Distraída Para a Morte’ (2001), ‘Carolina’ (2003), ‘Narciso Rap’ (2004) e ‘Jonas, Só Mais Um’ (2008).
Cineasta Jeferson De
Com término em 1º de agosto, as sessões do festival acontecem, também, no CineSesc e Centro Cultural Banco do Brasil. Programação completa no site.
Spike Lee e o Novo Cinema Negro – de 24 a 29/7, em São Paulo, no CCSP.
13º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo – De 25/7 a 1º/8, em São Paulo, no CCBB, CineSesc e Memorial da América Latina.