BARBATUQUES LANÇA A COLETÂNEA “BARBATUQUES CONVIDA” COM VÁRIAS PARTICIPAÇÕES ESPECIAIS

LENINE, EMICIDA, RUSSO PASSAPUSSO, VANESSA MORENO, LENNA BAHULE, ORQUESTRA DO CORPO E CLARIANAS ESTÃO NO ÁLBUM
}

26.01.2026

Beto Assem

Barbatuques lança coletânea que reúne sete músicas, todas gravadas com convidados ou em parcerias para lá de especiais. “Barbatuques Convida” traz Lenine, Emicida, Russo Passapusso, as cantoras Vanessa Moreno e Lenna Bahule, a Orquestra do Corpo e as Clarianas.

INSPIRADA NOS BATIMENTOS CARDÍACOS, OS BARBATUQUES LANÇAM A CANÇÃO “MAIS FORTE O TAMBOR”

O disco mostra a versatilidade musical do Barbatuques, que além do singular repertório percussivo e das experimentações vocais, traz canções em suas composições. Cada uma das sete faixas teve uma produção diferente, mas todas foram feitas em parceria ou com convidados do grupo, já lançadas como single: “Levanta e Anda” abre o disco, grande sucesso do Emicida, em versão onde o rapper é acompanhado pela percussão corporal do Barbatuques e coro das vozes femininas do grupo.

KVSH E BARBATUQUES SE UNEM E TRAZEM UMA VERSÃO ELETRÔNICA NA RELEITURA DA CANÇÃO “BOA NOITE”

“Entre Amigos” é uma celebração à amizade e uma homenagem póstuma a Fernando Barba, fundador do grupo. A música traz a voz primorosa de Lenine, na letra de Leandro Medina, com os contornos de maracatu da música composta por Renato Epstein. A versão do Barbatuques para “Babá Alapalá” leva uma nova estética percussiva para a música de Gilberto Gil, com as vozes solo de Vanessa Moreno e Marcelo Pretto e o coral de integrantes do grupo.

“Yeté” traz a parceria com a cantora moçambicana Lenna Bahule, composição que cria uma conexão sonora entre ritmos africanos e afro-brasileiros, com destaque para elementos do Boi do Maranhão. A letra foi escrita em Bahulês, língua fonética autoral criada por Lenna e a música faz uma fusão de estilos e técnicas, integrando os timbres vocais do grupo com a voz singular da cantora.

“26” traz como convidados a Orquestra do Corpo e Stênio Mendes. A música criada por André Hosoi foi inspirada em sua longa amizade com Barba, com grooves dos mais simples ritmos, até formas mais complexas, feita em 26 tempos, traz um grande improviso, elementos que refletem a sonoridade do Barba. “Natureza” é uma parceria entre Barbatuques e Russo Passapusso. Uma fusão da vibração do artista baiano com a linguagem de percussão corporal do grupo. A música traz influências do maculelê, funk e do kecak (Indonésia), com vocal e letra do Russo em conjunto com as vozes do grupo.

“PERLIMPS”, ANIMAÇÃO BRASILEIRA LANÇA A CANÇÃO “DAQUI PRÁ LÁ, DE LÁ PRÁ CÁ” INTERPRETADA PELOS BARBATUQUES

“Clariô” convida os vocais das Clarianas, trio formado pela Naruna Costa, Martinha Soares e Naloana Lima. A música junta ritmos brasileiros tradicionais como Ijexá, coco e baianá, além da música corporal, a composição é uma parceria de Charles Raszl com o músico italiano Stefano Baroni.

O Barbatuques é reconhecido pelo mundo por sua linguagem singular de percussão e música corporal. A sonoridade do grupo tem uma sobreposição moderna de estilos e estéticas, são canções e “músicas “instrumentais” em ritmos tradicionais ou contemporâneos, como o baião, coco, samba, maracatu, rap, música eletrônica, afoxé, funk, carimbó, toré indígena, rock, beatbox, kecak e a música africana. Exploram a fonética, aspectos rítmicos, harmônicos e melódicos do erudito, da tradição popular brasileira ao pop. Uma orquestra orgânica de música corporal, ressoando a musicalidade de variados cantos do mundo, sempre destacando nossa brasilidade.

 

Sua notícia no Pepper?

Entre em Contato

Siga o Pepper

Sobre o Portal Pepper

O Pepper é um portal dedicado exclusivamente ao entretenimento, trazendo ao internauta o que há de mais importante no segmento.

Diferente de outros sites do estilo, no Pepper você encontrará notícias sobre música, cinema, teatro, dança, lançamentos e várias reportagens especiais. Por isso, o Pepper é o portal de entretenimento mais diversificado do Brasil com colunistas gabaritados em cada editoria.