“Funk: Um grito de ousadia e liberdade”, a nova exposição temporária do Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, será aberta ao público no dia 15 de novembro. Com curadoria de Taísa Machado, Dom Filó, Amanda Bonan, Marcelo Campos e Renata Prado, a exposição apresenta e articula a história do funk para além da sua sonoridade, evidenciando sua origem na matriz cultural urbana, periférica, a sua dimensão coreográfica, as comunidades, e os seus desdobramentos estéticos, políticos e econômicos no imaginário constituído em torno dele.
BUCHECHA USA O FUNK COMO FERRAMENTA DE TRANSFORMAÇÃO NO ÁLBUM “CANTO DE PAZ”
Concebida originalmente pelo Museu de Arte do Rio (MAR), onde ficou um ano e meio em cartaz conquistando sucesso de público e crítica, a exposição debate o papel do funk nos repertórios linguísticos, artísticos e afetivos. Para isso, a exposição contará com 473 obras, entre pinturas, fotografias e registros audiovisuais. Na versão apresentada no Museu da Língua Portuguesa, o projeto terá conteúdos exclusivos sobre o funk paulista.

Foto: Fotogracria
Foto: Breno BrandãoEntre eles, o acervo da memória da Funk TV, produtora do bairro da Cidade Tiradentes, zona leste, berço do movimento na capital. Trabalhos de artistas contemporâneos como Panmela Castro, Rafa Bqueer, Marcela Cantuária, Maxwell Alexandre, Rafa Black, Brenda Nicole, Tiago Furtado e Markus CZA, entre outros, também estarão em exibição.
SERVIÇO
Exposição “Funk: Um grito de ousadia e liberdade”
Onde: Museu da Língua Portuguesa
Endereço: Praça da Luz, s/n, Luz – São Paulo
Quando: 15 de novembro de 2025 a agosto de 2026
Horário: terça a domingo das 9h às16h30
Quanto: R$ 24 (inteira) R$ 12 (meia) – gratuito para crianças até 7 anos e aos sábados e domingos
Informações: através do site


