“NÃO É SOBRE O STORY, É SOBRE A MÚSICA”: LUEDJI LUNA E MANO BROWN FALAM SOBRE A ESSÊNCIA NO PALCO E FORA DELE

NO PENÚLTIMO EPISÓDIO DE “MANO A MANO”, A ARTISTA REFLETIU SOBRE O PROCESSO CRIATIVO E O MERGULHO EMOCIONAL QUE MARCA SUA OBRA
}

11.09.2025

Juh Almeida / Adima Macena

No penúltimo episódio desta quinta temporada de “Mano a Mano”, Luedji Luna compartilha com Mano Brown e Semayat Oliveira os bastidores do lançamento de dois álbuns – “Uma Mar Pra Cada Um” e “Antes Que a Terra Acabe” – com apenas 17 dias de intervalo, refletindo sobre o seu processo criativo e o mergulho emocional que marca sua obra.

DINO D’SANTIAGO E LUEDJI LUNA EXPLORAM PAISAGENS SONORAS E CELEBRAM A UNIÃO ENTRE CABO VERDE E BRASIL NA CANÇÃO “OH BAHIA”

Luedji também comenta sobre estética e posicionamento artístico em seus shows: “Quem é protagonista aqui não é a diva, não é a artista, é a música! No meu show, eu e os músicos estamos na mesma paleta, tem um véu em minha frente. Não é pelo story, é sobre a música!”. A conversa atravessa ancestralidades em comum, Luedji e Brown compartilham vínculos hereditários e espirituais com o terreiro da família Santa Rita e se expande até o continente africano, onde a cantora gravou parte de seu disco e visitou diversos países.

Sobre a África e os julgamentos precipitados ao visitar regiões marcadas pela desigualdade, ela afirma: “A gente é brasileiro, miséria, pobreza, desigualdade a gente conhece. É muito arrogante a gente ir pra outro país, outro continente, e fazer esse tipo de julgamento. Eu não vi nada lá que eu não tenha visto no interior da Bahia ou em New York”.

RAEL HOMENAGEIA CASSIANO NA FAIXA “ONDA (CITAÇÃO A ONDA)” QUE TRAZ PARTICIPAÇÃO DE MANO BROWN E DOM FILÓ

Ao longo do episódio, os dois também falam sobre influências musicais, o espaço das cantoras negras no mercado e a importância dos Beatles como referência, incluindo sua presença nas regravações feitas por artistas negros. Luedji Luna compartilha que suas maiores influências são Luiz Melodia, Milton Nascimento e Djavan, além de destacar o impacto dessas sonoridades na construção de sua identidade artística.

Luedji ainda reconhece a relevância histórica de Mano Brown como símbolo e construtor de narrativas para o povo preto: “O que você fez com os Racionais MCs e segue fazendo é muito importante, você não pode se perder disso. A sua figura é muito importante pras pessoas negras do Brasil, pra tudo que temos invocado nos últimos 500 anos”. Ouça na íntegra:

Sua notícia no Pepper?

Entre em Contato

Siga o Pepper

Sobre o Portal Pepper

O Pepper é um portal dedicado exclusivamente ao entretenimento, trazendo ao internauta o que há de mais importante no segmento.

Diferente de outros sites do estilo, no Pepper você encontrará notícias sobre música, cinema, teatro, dança, lançamentos e várias reportagens especiais. Por isso, o Pepper é o portal de entretenimento mais diversificado do Brasil com colunistas gabaritados em cada editoria.