Criolo anuncia “Criolo 50”, projeto lançado oficialmente em vídeo publicado nas redes sociais (assista abaixo) do artista e já com ingressos à venda para a nova turnê. A iniciativa celebra as cinco décadas de vida e carreira de um dos nomes mais originais da música brasileira contemporânea, com novos trabalhos musicais, um livro em coautoria com sua mãe, Maria Vilani, e apresentações em 12 cidades brasileiras.
“Criolo 50” comemora a trajetória do artista e marca um novo momento em sua carreira, com novas criações, memórias e colaborações inéditas. “Eu nem estou acreditando que estou chegando nos 50. Estou feliz demais de alcançar esse tempo de vida”, diz Criolo. “Esse projeto não é só sobre mim – é sobre todas as pessoas que me ajudaram a não desistir”, completa.
Entre os conteúdos já confirmados, está um álbum inédito em parceria com Dino D’Santiago e Amaro Freitas – artistas que dividem com Criolo não só uma indicação ao Grammy Latino com a faixa “Esperança” na categoria Melhor Canção em Língua Portuguesa, mas também o compromisso de construir pontes entre diferentes territórios, sonoridades e experiências. A nova colaboração resgata e amplia a conexão diaspórica, lusófona e artística entre Brasil e Cabo Verde.
E as novidades do projeto não param por aí. Também está previsto o lançamento de um disco de samba, gênero que sempre esteve presente na trajetória de Criolo e ganha agora protagonismo em meio às comemorações. “O samba me atravessou com tanta admiração que levei quase 18 anos para pensar num disco. Depois, mais 10 para ter coragem de lançar, de tanto respeito que tenho a esse gênero”, conta.
Outro destaque é o livro inédito em coautoria com Maria Vilani, mãe do artista, escritora, filósofa, poeta e ativista cultural. Cearense radicada no Grajaú, zona sul de São Paulo, ela fundou o Centro de Arte e Promoção Social (CAPSArtes), onde promove encontros literários, oficinas e debates com a comunidade.
CRIOLO CELEBRA MILTON NASCIMENTO NO EXCEPCIONAL E IMPACTANTE CLIPE DE “DEZ ANJOS”
“Eu e minha mãe estudamos três anos juntos, na mesma sala. Foi muito importante porque pude enxergar ela para além da personagem mãe”, conta Criolo. A obra conjunta marcará um encontro de trajetórias, linguagens, saberes e gerações de Criolo e Maria Vilani, ampliando o universo poético, político e afetivo presente no cerne da produção do artista.
Por fim, a turnê “Criolo 50” celebra a diversidade musical e a riqueza das influências que moldaram a trajetória de Criolo, com repertório que vai desde “Nó Na Orelha” até “Convoque Seu Buda”, além de sambas clássicos como os de “Espiral de Ilusões”. Com direção musical apurada, estética madura e olhar inovador sobre sua própria obra, o multiartista promete transformar o palco em espaço de celebração, reflexão e potência coletiva, tudo isso enquanto celebra o marco de seus 50 anos de vida. Confira agenda completa abaixo:
