Um dos maiores nomes da música instrumental contemporânea, o bandolinista, compositor e improvisador brasileiro Hamilton de Holanda apresenta seu mais novo trabalho intitulado “Hamilton de Holanda Trio – Live in NYC (feat. Chris Potter)”, gravado ao vivo no lendário Dizzy’s Club, no Jazz at Lincoln Center, em New York. O lançamento chega pelas mãos da Sony Music Brasil, em parceria com o selo Brasilianos, e celebra o encerramento da turnê norte-americana do trio, marcando mais um passo do artista em sua trajetória de reconhecimento global.
Registrado em outubro de 2024, o álbum captura uma noite memorável no prestigiado Dizzy’s Club, conhecido como a “House of Swing”, que acaba de completar 20 anos de história. Com vista para o Central Park e o skyline de Manhattan, o palco já recebeu lendas do jazz e agora eterniza a potência sonora do Hamilton de Holanda Trio, formado por Hamilton de Holanda (bandolim de 10 cordas), Thiago “Big” Rabello (bateria) e Salomão Soares (teclado e Moog), em um espetáculo marcado pela entrega, improvisação e profunda conexão entre os músicos.

O disco é mais que uma simples gravação ao vivo: é o retrato sonoro de uma jornada. Após cruzar os Estados Unidos em uma extensa turnê por cidades como Nashville, Chicago, Washington, e Minneapolis, o trio chegou à New York em plena sintonia. A estrada não só amadureceu o repertório como impregnou o som de vivências autênticas e afetivas, traduzidas em cada faixa com intensidade e verdade. “A estrada ensina. Ensina a ouvir mais, a confiar no outro, a entregar e a receber com humildade. Tudo isso faz parte da música que tocamos naquela noite em New York. A convivência diária nos mostra quando liderar e quando dar suporte. Isso cria um som coletivo mais vivo, mais verdadeiro, mais contagiante”, conta Hamilton.
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O álbum traz ainda a participação especial do saxofonista norte-americano Chris Potter, um dos grandes nomes do jazz contemporâneo. Presente em três faixas, Potter traz sua sonoridade marcante ao diálogo fluido com o bandolim de Hamilton, gerando momentos de pura eletricidade musical, como na canção “Todo Dia é um Recomeço”, escolhida como o single do projeto. A colaboração resgata a química já registrada no álbum de estúdio “Maxixe Samba Groove”, vencedor do Latin Grammy 2022, e reafirma a afinidade artística entre os dois improvisadores.
Sobre o encontro, Chris Potter declara: “É sempre uma alegria fazer música com Hamilton de Holanda. Ele é um verdadeiro monstro no bandolim e um dos espíritos musicais mais brilhantes que já conheci. Foi preciso toda a minha habilidade e percepção para acompanhar esses caras! Espero que a alegria que senti ao tocar com eles seja sentida por quem escutar esse álbum”.

Um dos momentos mais emocionantes da noite foi a interpretação de “Mantra da Criação”, quando Hamilton ensinou a melodia ao público, que respondeu em coro, criando um elo direto entre culturas, sem precisar de palavras. A força da música instrumental, para Hamilton, reside justamente nesse poder universal de conexão.
Com raízes firmes no choro e na música brasileira, mas com os ouvidos abertos para o mundo, Hamilton de Holanda segue expandindo os limites do seu bandolim. Herdeiro direto de uma tradição rica em harmonia e improvisação, ele atua também como um agente de renovação, levando esses fundamentos para universos sonoros contemporâneos com naturalidade e inventividade. Sua formação no choro fornece a base sólida para diálogos musicais ousados e profundos, como com o jazz de Chris Potter, em uma colaboração que vai além da fusão de estilos.
O que se ouve nesse encontro é a conversa fluida entre dois improvisadores de mundos distintos, mas que compartilham a mesma escuta sensível e liberdade criativa. Essa conexão orgânica entre o choro e o jazz se manifesta com potência no som do trio, que traduz a tradição brasileira em um idioma musical atual, vivo, e em constante diálogo com a linguagem jazzística. Ouça o álbum na íntegra: