A Uma X, linha da marca Uma conhecida por sua essência jovem e colaborativa, anuncia sua mais nova parceria com o artista visual Pedro Vinicio. A ideia da colaboração nasceu de forma natural após uma reunião quando uma das artes de Pedro surgiu como referência e ponto de descontração. “Sou fã do trabalho do Pedro há tempos e decidi entrar em contato. Ele foi super responsivo e se identificou muito com o estilo da Uma X. Daí em diante, tudo fluiu muito bem, tivemos uma relação de muita confiança e sintonia durante todo o processo de criação”, conta Vanessa Davidowicz, nome à frente da marca.
KARL LAGERFELD – GÊNIO DA MODA E SEU LEGADO PARA O MUNDO FASHION
Esta é a primeira experiência do artista de apenas 18 anos de idade e expoente da arte contemporânea com o mundo da moda. O maior desafio da coleção foi transpor a arte de Vinicio de forma inovadora, mantendo o DNA contemporâneo da Uma X. A principal estampa da coleção surgiu de um tema explorado com frequência pelo artista e que virou sua marca registrada: o rabisco. “O desenho se integrou de forma muito natural às peças, com o traço fluindo e se adaptando sem esforço. O processo foi tranquilo, pois tudo se encaixou de maneira orgânica e espontânea”, afirma Pedro Vinício.
A colaboração reflete perfeitamente a identidade da marca. A Uma X busca sempre trazer arte para suas peças de forma criativa, e o trabalho de Pedro, que mistura humor e sensibilidade ao retratar situações do cotidiano, combina diretamente com o DNA da marca. A coleção, composta por 14 peças, é uma verdadeira tradução dessa fusão de arte e moda. Entre os destaques, está o vestido ‘Allium’, uma peça única com uma frase no top, complementada por rabiscos que se estendem sobre a saia de poliéster reciclado. Além dele, a coleção traz short-saia e bermuda com cós duplo contrastante, camisa oversized, jaqueta e vestido com maxi silkscreens em peças que simbolizam o estilo descontraído e contemporâneo da Uma X.
O compromisso da marca com a sustentabilidade também é evidenciado pelos materiais escolhidos. A coleção utiliza tecidos como sarja e “light cotton hemp”, ambos produzidos com fibra de cânhamo, um recurso renovável que requer menos água e terra para cultivo. Além disso, o cânhamo é naturalmente resistente a pragas, e suas fibras são duráveis, biodegradáveis e hipoalergênicas. Outras peças são feitas com poliéster reciclado certificado pelo Global Recycled Standard e malha de algodão orgânico, cultivado sem agrotóxicos e tingido de forma ecológica. Toda a coleção foi produzida localmente em São Paulo, o que reforça o compromisso da Uma X com a redução do impacto ambiental e o apoio à indústria local.
Com modelagens agênero e uma simplicidade moderna, a collab entre Pedro Vinicio e Uma X é leve, divertida e carrega a personalidade única do artista. Com preços que variam de R$ 320 a R$ 950, a coleção combina humor, arte e sustentabilidade de maneira sofisticada. A collab acaba de ser lançada e pode ser encontrada no e-commerce e nas lojas físicas da Uma em São Paulo e Rio de Janeiro.