MARIANA ELISABETSKY CONVIDA O LEITOR A FALAR SOBRE LUTO E SAUDADE PARA AS CRIANÇAS NA OBRA “SEU VÔ E A BALEIA”

“O ASSUNTO NÃO É FÁCIL, MAS NECESSÁRIO”, RELATA A AUTORA
}

10.07.2023

Divulgação

Dona de uma carreira bem-sucedida na área artística, Mariana Elisabetsky tem se destacado nos últimos anos como atriz, apresentadora, manipuladora de bonecos, locutora, dubladora, roteirista e versionista/tradutora de musicais, séries de TV e filmes. Agora, ela acaba de estrear no universo da literatura ao lançar o livro infantil “Seu Vô e a Baleia” (editora Martins Fontes), com ilustrações de Valentina Fraiz.

LIVRO INFANTIL FALA SOBRE PERDAS E COMO PODEMOS DAR NOVO SENTIDO A ELAS

“Seu Vô e a Baleia” conta a história de como o garoto Mundinho, filho e neto de pescadores, aprende a lidar com a morte de Seu Vô. O vazio deixado por ele ganha corpo de uma forma inesperada. Com o tempo, ele se lembra como sorrir e brincar e vai processando a perda até a dor virar saudade. “O livro é um convite para as famílias falarem com as crianças sobre assuntos delicados como a perda, o luto, o vazio e a saudade. O assunto não é fácil, mas necessário. E às vezes, achar uma maneira de dividir a perda é uma forma de dizer ‘vamos ficar tristes juntos até a saudade virar outra coisa?'”, filosofa Mariana.

Mariana Elisabetsky ainda conta que a história foi tomando a forma de um livro infantil quase que sem querer. “Comecei a escrever achando que era uma peça de teatro ou um roteiro audiovisual, mas, aos poucos, a história me contou que queria ser um livro. Me surpreendi, já que nunca havia escrito um livro antes. Mas deixei a narrativa me mostrar pra onde ela queria ir. Acho que o meu repertório teatral e minha experiência em roteiro ajudam a trazer um aspecto bem imagético ao livro. E, ainda que tenha nascido em forma de literatura, já consigo enxergar essa história sendo contada num curta de animação ou até em cima de um palco. Vai saber pra onde a onda leva”.

Para ela, produzir cultura para crianças é expandir os olhares dos pequenos para além do imediato. “É nutrir a imaginação e a curiosidade; é arrancar essas gerações das telas e do conteúdo que já vem mastigado; é ajudar a formar leitores, escritores, plateias, consumidores de arte, ilustradores, diretores, roteiristas e contadores de histórias”, finaliza. 40 páginas. R$ 54,90.

Sua notícia no Pepper?

Entre em Contato

Siga o Pepper

Sobre o Portal Pepper

O Pepper é um portal dedicado exclusivamente ao entretenimento, trazendo ao internauta o que há de mais importante no segmento.

Diferente de outros sites do estilo, no Pepper você encontrará notícias sobre música, cinema, teatro, dança, lançamentos e várias reportagens especiais. Por isso, o Pepper é o portal de entretenimento mais diversificado do Brasil com colunistas gabaritados em cada editoria.