O ato de brindar o novo e rever algumas escolhas são ações corriqueiras partilhadas na época de fim de ano. Após realizarem este exercício, de colocar tudo em uma balança, Lio, Lay e Machado decidiram produzir algo que retomasse a simplicidade da essência da Tuyo e representasse esse momento de respiro que o recesso proporciona. A tradução destes sentimentos resultou no EP de inéditas “Depois da Festa”. Este é o primeiro lançamento que o grupo faz pela gravadora BMG Brasil. O EP ainda acompanha um videoclipe da faixa “Ela Sorriu Pra Mim” (assista abaixo).
BEMTI TRAZ VIOLA CAIPIRA EM MEIO A UM ‘APOCALIPSE TROPICAL’ NO ÁLBUM “LOGO ALI”
“’Depois da Festa’ apresenta uma nova fase da Tuyo, um novo (antigo) jeito de fazer música a partir do que é essencial, do que é mais importante para nós, que é a nossa hiper sinceridade e nosso humor”, comenta Lio. Para ser algo ainda mais íntimo, o trabalho foi feito exclusivamente pelos três, resgatando a serenidade e desembaraço das primeiras composições. “Produzir esse EP foi uma escolha muito pautada na manutenção do afeto. Sentamos no quarto do Machado e ficamos brincando de compor com o violão, foi assim que a gente começou”, ela complementa.
“Ela Sorriu Pra Mim” é a responsável por abrir a sequência de quatro canções que compõem “Depois da Festa”. A partir de uma metáfora, a Tuyo delineia sobre o amor por outra perspectiva e entrega uma das canções mais esperançosas do EP. “Com o coração quente e borboletas no estômago, a gente versa sobre a beleza da descoberta de um novo sentimento, a vontade de, apesar de já ter apanhado tanto da vida, se permitir amar novamente”, pontua Lio.
Em “Sonho Antigo”, o trio reflete sobre a ambiguidade entre sonhar e realizar os sonhos. “Essa canção é sobre ser muito grato por conseguir alcançar algo que desejava há algum tempo, mas hoje poder ter outros anseios”, sintetiza Lio. Sonoramente, essa faixa representa o cerne da Tuyo – por ser resultado de incursões e estudos musicais que a banda realizou por diferentes gêneros nos últimos meses.
A canção “Coração Veloz”, por sua vez, surge como um lembrete para celebrar as pequenas vitórias, mesmo em meio ao turbilhão de acontecimentos. “Conseguimos construir muitas coisas nos últimos meses, mas a felicidade que a gente tem vivido caminha lado a lado da velocidade que a nossa vida passa. Tem sido um exercício encontrar momentos para comemorar”, explica Lio, que completa: “compus ela para a gente lembrar que é preciso respirar e que, no fim do dia, temos sempre um ao outro”.
Finalizando o EP, “Descansar o Sentimento” traduz, na espontaneidade da letra e do arranjo, a sensação de alívio e recomeço que chegam após o encerramento do período de festas. O título, inclusive, faz alusão ao sentido da faixa: “é a hora em que o emaranhado de sentimentos são colocados para dormir, abrindo espaço para novas possibilidades”, finaliza Lio. A Tuyo ainda prepara mais um single para o dia 8 de dezembro. Com isso, Lio, Lay e Machado concluem o ano de 2022 e o EP “Depois da Festa”. Trata-se de “Eu Vim Pela Comida”, que chega como uma ironia pop sobre as festividades. Ouça na íntegra: