Espetáculo livremente inspirado em “Doroteia”, farsa irresponsável de Nelson Rodrigues, e tendo como cruzamento o famoso trabalho de Marcel Duchamp “O Nu Descendo a Escada” e a obra “No Vento e na Terra I”, de Iberê Camargo, “F.E.T.O. (Estudos de Doroteia Nua Descendo a Escada)” estreou no Sesc Consolação, em São Paulo.
Com uma habilidade genial para ironizar e satirizar os desvios comportamentais da sociedade, Nelson Rodrigues criou um teatro único e universal que vem atravessando décadas com a mesma vitalidade. A trama da sua peça “Doroteia” nos mostra a personagem título quando, depois da morte do filho, resolve abandonar a prostituição e procurar por suas primas em busca de uma vida virtuosa. No entanto, elas a repudiam por causa de seu passado e por julgarem que sua beleza atrai o pecado. Para aceitá-la, lhe impõem uma condição, Doroteia precisa ficar feia.
Em síntese essa é a trama de “Doroteia”, mas Gerald Thomas não vai encenar a peça. Ele parte dela e das provocações que ela lhe imprime para produzir um espetáculo (um estudo) que de alguma forma dialogue com a Doroteia de Nelson Rodrigues, ao mesmo tempo em que investiga a alma do seu criador e o seu tempo.
“Nelson Rodrigues foi a própria Weltschmerz* em pessoa, mas ninguém lhe dava o crédito humanístico para tal. Ele era ‘tudo’, mas esse tudo não compreendia o sofredor do mundo. Weltschmerz é o peso que eu atribuo a essa peça que aqui não enceno. O que enceno são estudos. Estudos decompostos dela. Estudos como se fossem gargarejos, ou ruídos ainda vindos de Hiroshima ou das profundezas de Auschwitz ou de qualquer lugar onde a tirania… sim, a tirania militar ou qualquer outra roubasse a alma humana do corpo, rasgasse a alma, esquartejasse a alma como se não valesse coisa nenhuma e a trocasse por alguns míseros centavos de beleza postiça”, comenta Thomas.
* Weltschmerz (do alemão), literalmente dor de mundo, também cansaço do mundo. Seu significado original no dicionário alemão Deutsches Wörterbuch, concebido pelos Irmãos Grimm, denota uma tristeza profunda sobre a insuficiência do mundo.
“Há duas semanas me deparei novamente com ‘No Vento e na Terra I’, pintura de Iberê Camargo (muito provavelmente uma das telas mais emocionantes que conheço). Eles dois e também o Marcel Duchamp são estudos e rumos fascinantes. Rumos plásticos, rumos drásticos e rumos obviamente dramáticos. É só ver a natureza do que está implícito em tudo isso: Camargo, Rodrigues e Duchamp”, diz Gerald Thomas.
Para este trabalho, Gerald reúne um time de artistas de peso, como Fabiana Gugli (que já vem de uma longa parceria artística com o diretor), Rodrigo Pandolfo, Raul Barreto, Beatrice Sayd, Ana Gabi e a norte-americana Lisa Giobbi, que atuou em “Dilúvio” e também assina coreografia e codireção. O desenho de luz é de Wagner Pinto e a direção de produção é de Dora Leão, também parceiros de longa data do diretor.
SERVIÇO
“F.E.T.O. (Estudos de Doroteia Nua Descendo a Escada)”
Onde: Sesc Consolação
Endereço: Rua Dr. Vila Nova, 245, Vila Buarque, São Paulo
Quando: 27 de julho a 28 de agosto
Horário: quarta, quinta, sexta e sábado às 21h e domingo às 18h
Quanto: R$ 50 (inteira) R$ 25 (meia)
Classificação etária: 16 anos
Duração: 120 minutos
Informações: através do site