A Globo Livros lança “Invencível: A ascensão e a queda de Stan Lee”, a biografia definitiva e sem meias-verdades – do icônico Stan Lee, um artista e empreendedor que redefiniu a cultura pop, tarefa que lhe cobrou um alto custo na vida pessoal. Nascido em 1922 como Stanley Martin Lieber, foi editor-chefe da Marvel por três décadas, onde lançou personagens inesquecíveis, como Homem-Aranha, Thor, Pantera Negra, X-Men, Incrível Hulk, Homem de Ferro – para citar apenas alguns. Além disso, sua paixão e personalidade extravagante salvaram mais de uma vez a indústria dos quadrinhos da extinção.
STAN LEE MORRE AOS 95 ANOS E UNIVERSO GEEK LAMENTA SUA MORTE
Contudo, a carreira de Lee foi repleta de fracassos monumentais, controvérsias e inimizades amargas, inclusive de seus velhos parceiros Jack Kirby e Steve Ditko, que afirmam serem os verdadeiros criadores de vários dos personagens que lhe deram fama. Além disso, diversas empresas criadas por Lee foram à falência e se envolveram em processos judiciais por motivos que iam de questões de propriedade intelectual a crimes contra o mercado financeiro.
Lee jamais separou sua vida pessoal da profissional e era especialista em criar uma mitologia em torno de si mesmo. Assim, para traçar um retrato fiel do ser humano por trás do personagem, Abrahan Riesman, um dos maiores jornalistas culturais da atualidade, realizou mais de 150 entrevistas e investigou milhares de páginas de arquivos particulares liberados pela primeira vez. Em um texto empolgante, Riesman relata os triunfos e os equívocos da vida de Stan Lee e como, com seu talento – e uma dose generosa de loucura -, ele moldou o mundo pop como o conhecemos. 400 páginas. R$ 69,90.