A convite da Intel e da National Geographic, Guto Requena é um dos quatro artistas que trabalham com arte pública convidados a participar de um desafio que resultou na série “Hack The City”. Com quatro episódios, a produção estreou este mês no National Geographic, e também disponível para assinantes, no Nat Geo App, e no YouTube do canal, aberto ao público.
A série mostra como o uso da tecnologia, aliado ao design, pode potencializar um projeto artístico e contribuir para suavizar a brutalidade e resolver problemas de uma grande megalópole. Com máquinas equipadas com processadores Intel Core da 8ª geração e o acelerador de sistema Intel Optane Memory, os interventores da cidade de São Paulo conseguiram desenvolver grandes projetos com agilidade e qualidade.
Designer e arquiteto, Requena criou a escultura ‘Meu coração bate como o seu’, um híbrido de mobiliário urbano interativo e arte pública. Trata-se de um memorial instalado no centro histórico de São Paulo que celebra 40 anos de ativismo LGBT+ iniciado na cidade, local de luta e resistência pelos direitos LGBT+. O episódio referente à sua obra vai ao ar na quarta, 3 de outubro, às 19h45 no National Geographic.
Guto Requena
“É uma grande honra, estou super feliz em participar desse projeto, dessa entrega para a cidade. Estamos celebrando 40 anos de ativismo LGTB+ no Brasil e esse memorial é uma homenagem a esse ativismo. Aliás, é mais que isso: é muito especial para mim, pois trago nele meus 10 anos de pesquisa sobre mobiliário urbano interativo, arte pública e tecnologia para falar dessa causa, para ser um porta-bandeira desse tema tão importante”, comemora Guto.
Tanto a escultura de Guto na Praça da República, assim como as outras três obras da série, estarão expostas por volta de seis meses em diferentes locais de São Paulo que concentram grande circulação de pessoas.
No interior da obra, caixas de som tocam trechos de depoimentos de ativistas LGBT+. Ao anoitecer, luzes no interior da obra pulsam no ritmo do batimento cardíaco desses ativistas, transformando a obra numa grande escultura de luzes e emoções. ‘Meu coração bate como o seu’ é composta por cilindros de aço carbono industrial, usados em obras de infraestrutura urbana. Eles foram seccionados e agrupados, num gesto que sugere união.