6 filmes que ainda não estrearam no Brasil, mas devem disputar Oscar 2021

Maioria já tem lançamento confirmado no país, incluindo o grande favorito da temporada
}

22.01.2021

Divulgação / Reprodução

Após antecipar possíveis indicados ao Oscar deste ano que já estão disponíveis no Brasil (leia aqui), o Pepper traz, nesta semana, alguns filmes que também devem disputar o prêmio, mas que ainda não estrearam por aqui. Os indicados à 93ª edição do evento serão divulgados pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas norte-americana em 15 de março, enquanto a cerimônia que revelará os vencedores acontece em 25 de abril, em Los Angeles.

Nomadland’ (estreia nos cinemas prevista para 15/4)

Devido à imensa quantidade de prêmios que vem recebendo no circuito da crítica americana, ‘Nomadland’ é o grande candidato da temporada até o momento. A trajetória de Fern (Frances McDormand), norte-americana que perde o emprego e passa a circular pelo oeste do país, de bico em bico, tendo sua van como abrigo, chega com chances reais de vitória nas seis categorias em que deve ser indicada.

O maior favoritismo está com Chloe Zhao, diretora chinesa radicada nos EUA desde a adolescência. Além da categoria principal, o filme vem forte, também, nos quesitos roteiro adaptado, fotografia e montagem. E ainda pode dar à McDormand, impecável como sempre, seu terceiro Oscar como melhor atriz.

‘Minari’ (distribuição confirmada, mas ainda sem data de estreia definida)

Após o triunfo de ‘Parasita’ em 2020, ganhando os primeiros quatro Oscar para uma produção sul-coreana, incluindo o de melhor filme, ‘Minari’ é uma espécie de representante do atual vencedor. O filme relata o esforço de uma família de coreanos para se estabelecer numa região rural norte-americana nos anos 1980.

O roteiro, escrito pelo também diretor Lee Isaac Chung, é baseado em sua própria infância. As maiores possibilidades de disputa estão nas categorias que contemplam melhor filme, direção, roteiro original e atriz coadjuvante – onde a produção tem maior probabilidade de triunfar, com Youn Yuh-jung. Há chances de beliscar, ainda, uma vaga entre as melhores trilhas sonoras originais.

‘Bela Vingança’ (estreia nos cinemas prevista para 8/4)

A estreia da atriz Emerald Fennell como roteirista e diretora vem conquistando público e crítica, podendo valer ao filme até mesmo uma vaga entre os finalistas na principal categoria. Certo mesmo, é que este ácido (e bem-vindo) relato antimachismo deve concorrer ao prêmio de melhor roteiro original e dar à Carey Mulligan sua segunda indicação ao Oscar de melhor atriz.

‘Meu Pai’ (estreia nos cinemas prevista para 8/4)

Quem também dirige seu primeiro filme é o dramaturgo francês Florian Zeller, que estreia adaptando uma peça de sua própria autoria. O roteiro – uma das prováveis indicações que o filme deve receber – nos conta sobre um pai (Anthony Hopkins), idoso e com a lucidez cada vez mais comprometida, que não aceita os cuidados da filha (Olivia Colman), tornando a relação entre eles cada vez mais difícil.

‘Meu Pai’ pode concorrer, ainda, nas categorias filme do ano e montagem, mas são os lugares de Hopkins e Colman que aparentam já estar garantidos na disputa. O veterano ator britânico receberia sua segunda indicação consecutiva ao Oscar (após concorrer como coadjuvante por ‘Dois Papas’, em 2020), a sexta na carreira. Já Olivia Colman conquistaria sua segunda indicação, desta vez como atriz coadjuvante, após vencer como protagonista em 2019, por ‘A Favorita’.

‘Relatos do Mundo’ (estreia em 10/02 na Netflix)

A nova colaboração entre o diretor britânico Paul Greengrass e Tom Hanks, após o elogiável ‘Capitão Phillips’ (2013), traz o consagrado ator atuando em seu primeiro faroeste, onde têm a missão de levar de volta à família uma garota raptada por uma tribo indígena anos antes.

Há quem aposte que o longa dispute as estatuetas de melhor filme, roteiro adaptado e montagem, mas são maiores as chances de figurar entre os candidatos à melhor fotografia, design de produção e figurino. Longe de qualquer favoritismo em nenhuma delas.

‘Druk’ (No Brasil leva o titulo de “Druk – Mais Uma Rodada” – estreia nos cinemas em 25/3)

Representando a Dinamarca, e dirigida por Thomas Vinterberg, esta comédia altamente irônica, com um terrível drama implícito, desponta como favorita ao Oscar de melhor filme internacional. É protagonizada por Mads Mikkelsen (da série ‘Hannibal’), mais conhecido ator da região. Mikkelsen está para a Dinamarca como Ricardo Darín para a Argentina, e lidera, em ‘Druk’, um grupo de quatro professores de um colégio que decidem testar os efeitos sociais causados pela ingestão diária de bebida alcoólica.

E já que a categoria filme internacional entrou em pauta, na próxima semana o Pepper fala a respeito das 97 produções inscritas para concorrer ao prêmio este ano – um recorde – trazendo um panorama da disputa e listando os que já podem ser conferidos por aqui.

Confira os principais eventos da temporada de premiações de 2021:

28 de fevereiro – Globo de Ouro 2021

7 de março – Critics Choice Awards

15 de março – anúncio dos indicados ao Oscar 2021

24 de março – premiação do Sindicato dos Produtores (PGA)

4 de abril – premiação do Sindicato dos Atores (SAG)

10 de abril – premiação do Sindicato dos Diretores (DGA)

11 de abril – Bafta 2021

25 de abril – Oscar 2021

Sua notícia no Pepper?

Entre em Contato

Siga o Pepper

Sobre o Portal Pepper

O Pepper é um portal dedicado exclusivamente ao entretenimento, trazendo ao internauta o que há de mais importante no segmento.

Diferente de outros sites do estilo, no Pepper você encontrará notícias sobre música, cinema, teatro, dança, lançamentos e várias reportagens especiais. Por isso, o Pepper é o portal de entretenimento mais diversificado do Brasil com colunistas gabaritados em cada editoria.