Os indicados ao Oscar 2022 só serão anunciados pela Academia de cinema norte-americana em 8 de fevereiro, com a cerimônia de premiação marcada para 27 de março. Contudo, de olho nas tendências que a temporada de premiações vem apresentando, o Portal Pepper antecipa 10 filmes já lançados oficialmente em território brasileiro que devem marcar presença entre os indicados deste ano. Alguns já são até mesmo cotados entre os favoritos em algumas categorias. Confira a lista em ordem alfabética e onde cada produção pode ser encontrada:
CINEMATECA BRASILEIRA RETOMA AS ATIVIDADES COM GESTÃO EMERGENCIAL DA SOCIEDADE AMIGOS DA CINEMATECA
AMOR, SUBLIME AMOR (em cartaz nos cinemas / breve no Star+)
Junto a ‘Ataque dos Cães’ e ‘Duna’, este primeiro musical dirigido por Steven Spielberg deve estar entre os mais indicados ao Oscar deste ano, possivelmente disputando entre oito e dez categorias. No entanto, dificilmente repetirá o feito da versão anterior da peça de Arthur Laurents, que sob direção de Jerome Robbins e Robert Wise, conquistou 10 estatuetas na edição de 1962, incluindo a de melhor filme.
APRESENTANDO OS RICARDOS (Amazon Prime Video)
A dramatização da vida de um dos casais mais queridos da história da TV norte-americana (Lucille Ball e Desi Arnaz), que também estrelava o seriado mais icônico dos anos 50 nos EUA (‘I Love Lucy’) deve dar a Nicole Kidman sua quinta indicação ao Oscar de melhor atriz, o qual venceu em 2003, por ‘As Horas’.
ATAQUE DOS CÃES (Netflix)
Um dos três filmes que deve receber o maior número de indicações este ano (com ‘Amor, Sublime Amor’ e ‘Duna’), já é considerado favorito em pelo menos duas categorias: direção e roteiro adaptado, ambos assinados por Jane Campion, o que o torna, por sequência, forte candidato também ao prêmio principal. Vem forte, ainda, embora sem favoritismo absoluto, nas categorias ator (Benedict Cumberbatch), atriz coadjuvante (Kirsten Dunst) e ator coadjuvante (Kodi Smit-McPhee), devendo ser lembrado também nos quesitos direção de fotografia e trilha sonora.
DUNA (HBO Max)
A nova adaptação da obra de Frank Herbert estará entre os mais indicados ao Oscar 2022 (ao lado de ‘Amor, Sublime Amor’ e ‘Ataque dos Cães’). Favorito mesmo, no momento, apenas na categoria efeitos visuais, embora esteja bem cotado para melhor fotografia e trilha sonora. Deve ainda disputar os prêmios de melhor filme, direção, direção de arte, edição, figurino e som.
ENCANTO (Disney+)
Uma das três apostas da Disney na temporada (junto a ‘Luca’ e ‘Raya e o Último Dragão’), esta inédita coprodução com a Colômbia deve ser lembrada não só entre as melhores animações como também entre as cinco canções originais finalistas, com a música ‘Dos Oruguitas’, escrita por Lin-Manuel Miranda.
A FAMÍLIA MITCHELL E A REVOLTA DAS MÁQUINAS (Netflix)
Após ‘Homem-Aranha no Aranhaverso’ desbancar Disney e Pixar em 2019, a Sony pode repetir o feito este ano através desta divertida e instigante ficção científica lançada em parceria com a Netflix.
A FILHA PERDIDA (Netflix)
Esta irregular adaptação do livro de Elena Ferrante, estreia de Maggie Gyllenhaal como diretora e roteirista, tem como grande trunfo a presença de Olivia Colman como protagonista. Sua complexa personagem (Leda) levará a atriz britânica à sua terceira indicação nas últimas quatro edições do Oscar – venceu a primeira delas, em 2019, por ‘A Favorita’.
KING RICHARD: CRIANDO CAMPEÃS (HBO Max)
Ao que tudo indica, a cativante história de como Venus e Serena Williams se tornaram lendas indiscutíveis do tênis a partir dos treinamentos do pai tem lugares garantidos na maior premiação da indústria do cinema. A maior chance de vitória está justamente com Will Smith, que vive Richard Williams e deve receber sua terceira indicação ao prêmio.
LUCA (Disney+)
Com genial simbolismo a favor da diversidade e tolerância, a melhor das três animações lançadas pela Disney em 2021 é justamente a que foi produzida pela Pixar. Ao lado de ‘A Família Mitchell e A Revolta das Máquinas’, é o grande postulante ao prêmio na categoria melhor animação.
SUMMER OF SOUL (Telecine Play)
Realizado no mesmo verão de Woodstock, em 1969, o 3º Festival Cultural do Harlem reuniu ao longo de seis finais de semana os maiores artistas musicais negros do momento. Nomes como Nina Simone e Stevie Wonder atraíram um público total estimado em 300 mil pessoas. Ainda assim, o evento não teve o destaque que deveria na mídia e na história. Suas 40 horas de filmagens permaneceram inéditas por cinco décadas, até serem compiladas por Ahmir Questlove Thompson neste aclamado documentário que mescla as potentes imagens com depoimentos atuais de músicos e espectadores presentes no festival. Ao lado de ‘Flee’ (ainda não lançado no Brasil), está entre os favoritos ao Oscar de melhor documentário.