10 filmes que devem disputar Oscar 2021 já disponíveis no Brasil

Serviços de streaming mais populares do país abrigam os futuros candidatos
}

15.01.2021

Divulgação / Reprodução

Os indicados ao Oscar 2021 só serão conhecidos em 15 de março, com os vencedores revelados apenas no final de abril, mas o Pepper antecipa, a partir de hoje, produções que devem marcar presença entre as finalistas – algumas favoritas em certas categorias. Começamos, nesta semana, por aquelas que já estão oficialmente disponíveis no Brasil:

‘Os 7 de Chicago’ (Netflix)

Inspirado em conflitos reais ocorridos nas ruas e nos tribunais em 1968, ‘Os 7 de Chicago’ é um dos principais concorrentes da temporada, despontando como favorito à melhor montagem do ano, além de forte candidato em roteiro original. As indicações a melhor filme, direção (para o também roteirista Aaron Sorkin) e ator coadjuvante (Sacha Baron Cohen) parecem igualmente inevitáveis.

‘Mank’ (Netflix)

Outra produção inspirada em fatos verídicos, a desgastante relação entre Orson Welles e o roteirista de ‘Cidadão Kane’ (1941), Herman J. Mankiewicz deve fazer de ‘Mank’ o filme com mais indicações neste Oscar. Favorito mesmo, apenas na categoria design de produção, com boas chances para fotografia e atriz coadjuvante (Amanda Seyfried).

Uma rara indicação de pai e filho numa mesma edição pode acontecer, ainda que uma delas seja póstuma. Caso isso se confirme, David Fincher conquistaria sua terceira nomeação à estatueta de melhor diretor, com o pai, Jack Fincher, falecido em 2003, sendo finalista em melhor roteiro original. Outras possíveis indicações devem vir para Gary Oldman (melhor ator), e nas categorias montagem, figurino e trilha sonora, além, é claro, da mais cobiçada delas, a de melhor filme do ano.

‘A Voz Suprema do Blues’ (Netflix)

Principal concorrente de ‘Mank’ quanto ao número de indicações, ‘A Voz Suprema do Blues’, de George C. Wolfe, se passa durante a gravação de um disco na Chicago de 1927 e traz chances reais para o que seria um comovente e merecido Oscar póstumo para Chadwick Boseman. Eternizado como o Pantera Negra nos filmes da Marvel, o ator faleceu precocemente em agosto de 2020, em decorrência de um câncer. Além disso, Viola Davis pode vencer seu primeiro Oscar como atriz protagonista (venceu como coadjuvante em 2017, por ‘Um Limite Entre Nós’).

Neste momento, ‘A Voz Suprema’ é favorito nas categorias figurino e maquiagem, podendo ser lembrado, também, entre os finalistas para melhor filme, roteiro adaptado, som e design de produção.

‘Destacamento Blood’ (Netflix)

Embora não surja como favorito em nenhuma categoria, este deve ser o segundo filme consecutivo de Spike Lee a conquistar múltiplas indicações ao Oscar, após as seis que ‘Infiltrado na Klan’ recebeu em 2019 – das quais venceu a de melhor roteiro adaptado, primeira vitória do veterano diretor e roteirista na premiação.

Aqui, a maior (e talvez única) chance de triunfo, é de Delroy Lindo, como melhor ator, mas a visita de Lee à Guerra do Vietnã também pode compor a lista final para melhor filme, direção, roteiro original e fotografia, além de uma indicação póstuma para Chadwick Boseman, como ator coadjuvante.

‘O Som do Silêncio’ (Amazon Prime Video)

Com uma das tramas mais interessantes da temporada, ‘O Som do Silêncio’, de Darius Marder, é amplo favorito ao Oscar de melhor som, reunificando, neste ano, as categorias que envolvem efeitos sonoros e mixagem de som em uma só pela primeira vez desde a década de 1960. Mais que isso, o filme deve proporcionar as primeiras indicações a Riz Ahmed (melhor ator), cujo personagem é um baterista que vai perdendo a audição, e Paul Raci (ator coadjuvante), que vive o fundador da comunidade que ampara o jovem músico.

‘Soul’ (Disney+)

Diretor de duas das mais belas produções da Pixar até então, ‘Up: Altas Aventuras’ (2009) e ‘Divertida Mente’ (2015), Peter Docter retorna, agora ao lado de Kemp Powers, com outra animação que deve se juntar ao patamar das mais marcantes do estúdio. ‘Soul’ traz o primeiro protagonista negro dos filmes da companhia (Joe, vivido por Jamie Foxx), e mergulho fundo na dimensão existente entre a vida e a morte.

Além de ser o favorito natural ao prêmio de melhor animação, tem sido apontado, também, como provável vencedor na categoria trilha sonora. Pode, ainda, estar entre os finalistas em roteiro original e se tornar a quarta animação a ser indicada ao Oscar de melhor filme, a primeira em dez anos, após ‘A Bela e a Fera’, em 1992, ‘Up’, em 2010 e ‘Toy Story 3’, em 2011.

‘Dois Irmãos’ (Disney+) e ‘Wolfwalkers’ (Apple TV+)

E já que estamos falando em animações, outras duas produções parecem já ter suas vagas garantidas, ao lado de ‘Soul’, no Oscar deste ano.

Estreando dias antes da pandemia se alastrar pelo país, ‘Dois Irmãos’, de Dan Scanlon, acabou tendo rápida passagem em nossos cinemas, mas já está disponível na plataforma de streaming da Disney.

‘Wolfwalkers’ (Apple)

‘Wolfwalkers’, de Tomm Moore e Ross Stewart, é uma produção irlandesa ambientada no século 17. Lançada diretamente no streaming da Apple no final de 2020, tem dividido as atenções com ‘Soul’ no circuito de prêmios da crítica americana.

‘Se Algo Acontecer… Te Amo’ (Netflix)

Ainda no quesito animação, mas entre os curtas-metragens, ‘Se Algo Acontecer… Te Amo’, de Michael Govier e Will McCormack, encanta e emociona ao tratar o luto de forma sensível e poética, tendo como fato catalisador uma realidade infelizmente ainda corriqueira nos EUA.

As Mortes de Dick Johnson (Netflix)

Com um dos roteiros mais criativos para um documentário nos últimos anos, a diretora Kirsten Johnson nos mostra o gradual avanço do mal de Alzheimer em seu pai, Dick. Com inesperado bom humor, mas também extrema delicadeza, ela simula cenários que possam levá-lo à morte, valendo-se de truques comumente utilizados pelo cinema. Vem conquistando prêmios importantes nos últimos meses, e se consolidando como favorito, senão ao Oscar de melhor documentário, no mínimo a um lugar entre os cinco finalistas.

Na próxima semana, o Pepper traz mais alguns filmes que devem se destacar no Oscar deste ano, mas que ainda não estrearam oficialmente no país.

Confira os principais eventos da temporada de premiações de 2021:

28 de fevereiro – Globo de Ouro 2021

7 de março – Critics Choice Awards

15 de março – anúncio dos indicados ao Oscar 2021

24 de março – premiação do Sindicato dos Produtores (PGA)

4 de abril – premiação do Sindicato dos Atores (SAG)

10 de abril – premiação do Sindicato dos Diretores (DGA)

11 de abril – Bafta 2021

25 de abril – Oscar 2021

Sua notícia no Pepper?

Entre em Contato

Siga o Pepper

Sobre o Portal Pepper

O Pepper é um portal dedicado exclusivamente ao entretenimento, trazendo ao internauta o que há de mais importante no segmento.

Diferente de outros sites do estilo, no Pepper você encontrará notícias sobre música, cinema, teatro, dança, lançamentos e várias reportagens especiais. Por isso, o Pepper é o portal de entretenimento mais diversificado do Brasil com colunistas gabaritados em cada editoria.